Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Igreja Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo é Patrimônio Histórico do Estado

Publicação:

Com objetivo de preservar a memória gaúcha, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado, em ato autorizado pela governadora e assinado pelo secretário Estadual da Cultura, César Prestes, nesta
Igreja Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo é Patrimônio Histórico do Estado

Com objetivo de preservar a memória gaúcha, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado, em ato autorizado pela governadora e assinado pelo secretário Estadual da Cultura, César Prestes, nesta quinta-feira (22). O evento ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e contou com a presença do Arcebispo da região metropolitana Dom Dadeus Grings.

Segundo o secretário da Cultura, Cézar Prestes, a igreja tombada expressa a cultura de fé do Rio Grande do Sul e a história viva da colonização portuguesa na região do Vale do Rio Pardo. Além do prédio de arquitetura estilo português, que registra 245 anos de memória do município, a medida garante a preservação de 106 peças que compõem o acervo da igreja. Os objetos passam a ser considerados patrimônio histórico e, garantem sua conservação e identidade.

O tombamento foi decidido com base no parecer do Instituto de Patrimônio Histórico do Estado (Iphae). O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, também presente no ato, explicou que, além da preservação da identidade cultural e histórica do município, o tombamento é necessário para viabilizar os recursos para a obra de restauração da Matriz. A comitiva do município trouxe ainda o Bispo Don Cinésio Bohn, que ressaltou a importância desse momento para a história da arte e da fé que caminham juntas.

O prédio
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, projetada pelo engenheiro Coronel Francisco João Roscio, que integrou uma Comissão de demarcação de fronteiras, foi inaugurada em 1779. Possui sete altares de madeira de origem barroca e sacadas onde a elite se colocava durante a missa para não se misturar com o povo. Ainda conserva a Imagem do Senhor Morto, escultura em tamanho natural, com membros articulados. O prédio foi construído com pedras irregulares e revestimento feito com areia, cal e óleo de baleia. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo, abriga também o Mausoléu do Barão de Triunfo.

Texto de Anamaria Bessil

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul