Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IGTF promove primeira reunião para tratar da Semana Farroupilha

Publicação:

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha 2011 realizou, nesta sexta-feira (25), na sede da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), a primeira reunião do ano para tratar sobre a organização da Semana Farroupilha, que ocorre nos dias 13 a 20 de setembro em diversos municípios do Rio Grande do Sul. O encontro foi coordenado pelo presidente do IGTF, Rodi Pedro Borghetti, que, por disposição legal, passou a presidência da comissão para Erival Bertolini, e a vice-presidência para Claudio Knierim, eleitos pelos demais integrantes da comissão.

A Comissão tem como tarefa organizar os festejos farroupilha, elaborar seu calendário de eventos, o temário específico de cada ano e orientar as Comissões Municipais nas atividades integrantes das comemorações de cada ano. Um dos assuntos abordados foi o tema dos festejos, aprovado anteriormente pela Comissão e homologado pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho do MTG deste ano.

O tema, denominado Nossas raízes, é abrangente e tem como objetivo explorar a história do Estado e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Revisitar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sócio-cultural do nosso Estado é tarefa que não se esgota e ajudará a entender melhor a identidade cultural regional.

Embora o tema geral aplique-se a todo o Estado, cada município poderá imprimir suas características locais, aprofundando, assim, a discussão sobre os aspectos e especificidades que contribuíram para a sua formação cultural, de acordo com a predominância de uma ou outra etnia. Para desenvolver o temário geral, foram selecionados os seguintes momentos da história do Rio Grande do Sul: os jesuítas no território gaúcho, Colônia do Sacramento e tropeirismo, a fundação da província, os açorianos e a fundação de Porto Alegre, a época das charqueadas, a Revolução Farroupilha, a Guerra contra Rosas e do Paraguai, a Revolução Federalista e a participação dos alemães, italianos, portugueses, negros, charruas, guaranis, entre outros, na formação da cultura e identidade regional.

A comissão deverá aprofundar esses e outros assuntos nas reuniões que vão ser realizadas durante o ano. A próxima, será realizada no dia dois de março, às 10h, na sede do IGTF. Integram a comissão: Rodi Pedro Borghetti, Claudio Knierim e Valter Carneiro, presidente, diretor técnico e administrativo do IGTF, respectivamente, e demais representes Comissão: João Menine, Secretaria de Estado da Cultura; Erival Bertolini e Edison Debom, Movimento Tradicionalista Gaúcho; Carla Chilanti Pinheiro, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); capitão João Silveira Cardoso, Brigada Militar; Gladis Terezinha Garcia, Secretaria de Turismo; Edson Mendes Mello Rosa e Laureci Catarina Martins Gulart, Secretaria da Educação e Marcelo Begnini, Secretaria Esporte e Lazer.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul