Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Iluminação deixa Piratini com as cores do Rio Grande na Semana Farroupilha

Publicação:

Piratini cores RS 1
Arquitetura neoclássica de tons acinzentados ganha colorido à noite - Foto: Eduardo Guterres / Secom

Liberdade, Igualdade e Humanidade. Com a chegada do dia 20 de setembro, o povo gaúcho contempla suas referências históricas. O lema, que hoje faz parte do brasão do Rio Grande do Sul, por exemplo, foi adotado através da Constituição Estadual de 1891, obra do ex-governador positivista Julio de Castilhos.

Outro elemento indissociável da nossa cultura é a bandeira, que teria surgido durante a Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845, e adotada oficialmente em 1891, junto com o brasão. Segundo alguns historiadores — pois não há uma versão definitiva sobre o tema —, o verde significaria a mata dos pampas, o vermelho simbolizaria o ideal revolucionário e o amarelo representaria as riquezas do território gaúcho. Independentemente de qualquer controvérsia, virou tradição estampar essas três cores nos eventos alusivos aos Festejos Farroupilhas.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 17/09/2019 - Palácio Piratini iluminado para a Semana Farroupilha. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
Efeito de linhas verticais em verde, vermelho e amarelo é produzido por 22 refletores - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Palácio Piratini não fica de fora da celebração. No mês de setembro, a arquitetura neoclássica de tons acinzentados ganha as cores da bandeira gaúcha. Linhas verticais em verde, vermelho e amarelo, resultado da instalação de 22 canhões refletores de 1.000 watts, se tornaram atração para quem passa pelo Centro de Porto Alegre à noite.

"Essa iluminação foi feita para destacar ainda mais os elementos ornamentais da fachada, como acessos, colunas e estatuárias. Isso valoriza o patrimônio histórico", explica Maria Clara Bassin, coordenadora da Assessoria de Arquitetura do Palácio Piratini.

Fachada Palácio Piratini
Iluminação destaca ainda mais os elementos ornamentais da fachada, como acessos, colunas e estátuas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Para o governador Eduardo Leite, o Palácio iluminado com as cores do Rio Grande do Sul representa uma justa homenagem do governo às nossas culturas e tradições. "Cultivar as nossas raízes, como fazemos ao longo da Semana Farroupilha, é também uma forma de reafirmar a nossa identidade como um povo virtuoso e batalhador", enfatiza o governador.

Quem ainda não conseguiu admirar a iluminação especial deve se apressar. Os canhões refletores ficarão no Palácio até o domingo (22/9).

Texto: Guilherme Hamm/Secom
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul