Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Imama apoia campanha nacional contra o câncer de mama com metástase

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 30.07.2015: Secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu nesta tarde (30) grupo de voluntárias do Instituto da Mama (Imama). Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Voluntárias da campanha Por Mais Tempo foram recebidas no Palácio Piratini pela secretária Maria Helena Sartori - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) promoveu, no início da tarde desta quinta-feira (30), uma mobilização com o objetivo de informar a população sobre o câncer de mama metastático – aquele que atinge outros órgãos do corpo. No Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, voluntárias da entidade e mulheres que venceram o câncer de mama - as chamadas "vitoriosas" - se organizaram em um mutirão de coleta de assinaturas pela incorporação dos tratamentos mais adequados ao câncer de mama com metástase pelo SUS. 

Realizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a campanha ganhou o nome Por Mais Tempo e visa a ampliar o debate sobre o câncer de mama metastático, além do acesso aos tratamentos indicados, o que pode proporcionar mais tempo de vida às pacientes. Segundo a Femama, a maior parte dessas terapias não está disponível para todas as pacientes diagnosticadas.

Depois da coleta de assinaturas, voluntárias e "vitoriosas" deslocaram-se até o Palácio Piratini, onde foram recebidas pela secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori. A "vitoriosa" Monika Cardoso disse que acredita que o trabalho de voluntariado pode salvar vidas, ressaltando a necessidade de reunir assinaturas para a petição. 

Maria Helena salientou a importância da detecção precoce, pois, se descoberta em estágios iniciais, a doença tem chances significativas de cura. "Precisamos conscientizar as mulheres sobre a necessidade do autoexame, da realização de mamografia e do acompanhamento médico, para reduzir o número de óbitos por câncer de mama", afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2015 são estimados aproximadamente 57 mil novos casos da doença no Brasil. Além disso, cerca de 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde descobrem a doença em estágio avançado.

VÍDEO

Como reconhecimento à campanha Por Mais Tempo, Maria Helena entregou às voluntárias uma lista de assinaturas em favor da petição coletadas junto aos servidores do Palácio Piratini. Após, as mulheres assistiram a um vídeo jornalístico produzido pela equipe de Rádio e TV da Coordenação de Comunicação, sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama. 

Também participaram do encontro no Palácio Piratini Rebel Machado, diretora adjunta do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Bibiana Oliveira, Rejane Alves Peres e Marisa Lopes, do Programa RS Mais Igual, e Carolina Carvalho, representante do Imama.

Para mais informações sobre a campanha, visite o site www.pormaistempo.com.br.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul