Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inauguração da Unitec 3 desenvolve a economia e atrai investidores

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 24.08.2016: Na manhã desta quarta-feira (24), o governador José Ivo Sartori e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia , Fábio Branco, participaram da cerimônia de abertura do 6º Fórum Brasil
Sartori ressaltou que a entrega desta unidade - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A inauguração da Unitec 3 - Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos e do Parque Tecnológico São Leopoldo, nesta quarta-feira (24), revela a importância desse tipo de empreendimento, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e atrai a atenção dos investidores. O governador José Ivo Sartori participou da solenidade e ressaltou que a entrega desta unidade "é mais uma mostra do Rio Grande do Sul positivo, uma prova de que conseguimos e vamos além para vencer a crise".

O evento ocorreu logo após o 6º Fórum Internacional Brasil Coreia do Sul em Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve a participação de palestrantes coreanos e brasileiros que analisaram o desenvolvimento, gestão de ciência e tecnologia, além de inovação, a partir de experiências da Coreia do Sul e do Brasil. A estrutura abriga 20 novas empresas. Os espaços estão prontos e mobiliados. Algumas empresas já estão em negociação para integrar a nova unidade.

Destacando os vários aspectos do Fórum, Sartori disse que "há algum tempo afirmo que chegou a hora dos gaúchos e este evento hoje é mais uma prova disso, pois vivemos dois momentos importantes e que unem Brasil e Coreia, a tecnologia e a inovação, que geram impacto econômico, científico e político para ambas as nações". O governador citou ainda o investimento de R$ 23 milhões em parques e tecnologia, em 2015, além de mais R$ 26 milhões lançados em edital neste ano. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) recebeu 70 projetos interessados em investir.

O embaixador da República da Coreia no Brasil, Jeogn-Gwan Lee, acompanhado de delegação de empresários coreanos, está no Rio Grande do Sul desde o início da semana, avaliando a possibilidade de investimentos não somente no setor automotivo, como na instalação de uma empresa de semicondutores na Tecnosinos, em São Leopoldo, com a inauguração da Unitec 3. Trata-se do terceiro prédio para incubadora de empresas de base tecnológica, cujos espaços serão destinados a laboratórios de empresas que estejam interessadas em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos.

Investimentos tecnológicos

O Complexo Tecnológico Unitec é a unidade de negócios da Unisinos que estimula, planeja e realiza inovações tecnológicas, fomentando o conhecimento gerado na universidade e promovendo a integração com as empresas, por meio de pesquisas aplicadas. Promove ainda o estabelecimento de parcerias estratégicas (internas e externas) para a instalação e fortalecimento do empreendedorismo inovador. Tudo com base no desenvolvimento sustentável. 

Já nessa terça-feira (23), uma empresa gaúcha inaugurou as novas instalações da Unitec, ao anunciar a abertura de sua unidade. A gaúcha Device, que tem seus interesses voltados para a energia sustentável, um dos maiores objetivos de pesquisa do projeto, tem um projeto inédito no país, principalmente pelo aspecto parceria com universidade. 

Os palestrantes do evento - reitor da Unisinos, Marcelo Aquino; o CEO (Chiefe Executive Officer) da Tecnosinos, Luiz Felipe Maldaner; o embaixador da República da Coreia, Jeong Gwan Lee, - e demais autoridades presentes, como o secretário Fábio Branco, de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, e a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, destacarm a importância da inauguração da Unitec 3. 



Texto: Margareth de Paula
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul