Inauguração das instalações da Casa João Simões Lopes Neto em Pelotas

O secretário de Estado da Cultura, Roque Jacoby, estará em Pelotas, nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, para a inauguração das instalações da Casa Simões Lopes Neto (Rua Dom Pedro II, 810), onde viveu o escritor pelotense entre 1897 e 1907. A implementação das instalações é a última fase do projeto encaminhado à Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC), o qual previa, também, outras duas etapas: a aquisição do bem e o seu restauro, que já foram concluídas em 2004. O mobiliário foi projetado pelo arquiteto Rudelger Leitzke especialmente para acolher um centro de pesquisa adequado para conservar e expor as obras e a biografia do autor. A conclusão dessa terceira etapa do restauro representa, segundo a secretária municipal de Cultura de Pelotas, Beatriz Araújo, o resultado de um trabalho de muito tempo, que teve início em 1999, quando o então deputado e hoje prefeito licenciado de Pelotas Bernardo de Souza declarou o imóvel, através da lei 11377, Patrimônio Cultural do Estado. Durante a inauguração, prevista para as 18h, os convidados já poderão conferir parte do acervo de João Simões Lopes Neto que estará exposto no local. Com a implementação do mobiliário, a casa, que foi restaurada com recursos das empresas Josapar, CEEE e Coopesul, captados através da LIC, estará pronta para receber o acervo completo do autor, que estará permanentemente acessível ao público, por meio de exposições ou consultas bibliográficas locais. Após essa solenidade, o secretário Jacoby assistirá a reestréia da opereta Os Bacharéis, de Simões Lopes Neto, no Teatro Sete de Abril (Praça Coronel Pedro Osório, 160).