Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da capital

Publicação:

Porto Alegre passa a contar a partir de agora com a sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizada na Zona Norte (junto ao Terminal Triângulo da avenida Assis Brasil), é a sexta unidade desse tipo no Estado, sendo que até o final do ano a
Inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da capital

Porto Alegre passa a contar a partir de agora com a sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizada na Zona Norte (junto ao Terminal Triângulo da avenida Assis Brasil), é a sexta unidade desse tipo no Estado, sendo que até o final do ano a previsão é de serem abertas mais cinco. As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Com capacidade de atender até 90% dos problemas de saúde, elas contribuem para diminuir as filas nas emergências dos hospitais. Assim como as demais, a UPA Zona Norte, que leva o nome do médico e escritor Moacyr Scliar, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para a construção da unidade a Secretaria Estadual da Saúde investiu R$ 1,72 milhão. Em agosto a obra foi entregue pelo Estado ao município, que iniciou a instalação dos equipamentos e do mobiliário. Ao Grupo Hospitalar Conceição, coube a responsabilidade de gestão dos recursos humanos para o atendimento aos usuários. A nova UPA localiza-se na Praça Ernest Ludwig Herman, onde ocupa 1,5 mil metros quadrados de área construída.

Sua capacidade de atendimento é de até 450 pessoas por dia, em casos de baixa e média complexidades, contando com 15 leitos para adultos, 5 pediátricos, 4 para estabilização de pacientes e 2 de isolamento.

Na cerimônia de inauguração realizada nesta sexta-feira (28), o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni lembrou que a ampliação da rede de Urgência e Emergência é um dos projetos prioritários do Governo Estado. Com esta, chegamos a seis UPAs inauguradas no Estado. E temos pelo menos mais cinco muito próximas da sua conclusão e que podem ser abertas ainda neste ano, afirmou o secretário. Estava presente também a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que percorreu junto com o secretário as instalações da UPA.

As outras unidades com obras mais avançadas encontram-se nos municípios de Bento Gonçalves, aschoeira do Sul, Santo Ângelo, Alegrete e Lajeado. Até o final de 2014 previsão é que estejam em funcionamento 53 UPAs no Estado.

Texto: Ascom/SES
Foto: Nândria Oliveira/SES
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul