Inaugurado em São Borja o Memorial João Goulart

Inaugurado em São Borja o Memorial João Goulart

Foi inaugurado nesta sexta-feira (2), em São Borja, o Memorial João Goulart, na casa onde viveu na juventude o ex-presidente Jango. Construído em 1927, o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (Iphae) em 1994. Para restaurar o prédio, que abriga o acervo de João Goulart, foram investidos R$ 780 mil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Esta foi uma iniciativa comprometida com a memória do Rio Grande do Sul, o que representa uma das funções mais nobres da cultura. Será um espaço de convivência e, principalmente, de aprendizado, disse a secretária da Cultura, Mônica Leal, que representou a governadora Yeda Crusius na solenidade, em que estiveram presentes autoridades, familiares e amigos do ex-presidente.

O novo espaço conta com quatro salas de exposição, três salas com reconstituição de ambientes (onde estão o mobiliário original da casa e pinturas decorativas descobertas durante o processo de restauro) e uma sala de vídeo. Também integram o acervo painéis com textos, imagens e vitrinas mostrando documentos e objetos relacionados à vida de Jango.

Além do memorial, a casa abriga uma seção do Instituto João Goulart, de Brasília, a sede da Associação de Amigos do Memorial João Goulart e os escritórios do Departamento de Assuntos Culturais da Prefeitura de São Borja. As instalações também comportam salas de oficinas de artesanato e exposição de produtos artesanais feitos na região (sob a chancela da Emater/RS), loja, cafeteria e sanitários. Serão comercializados no local camisetas, postais e um catálogo sobre o memorial.

O projeto de reforma teve apoio da prefeitura de São Borja e patrocínio da AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia, via LIC. A produção cultural foi da Lahtu Sensu e Cida Planejamento Cultural.