Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inaugurado abrigo para familiares em visita a adolescentes no Case Uruguaiana

Publicação:

WhatsApp Image 2022 12 01 at 13 02 44
Local tem o propósito de ser um espaço qualificado para o acolhimento das famílias - Foto: Morgana Grazziotin/ACS Fase

Espaço construído para uso dos familiares que aguardam a visitação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na unidade, o abrigo de visitas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Uruguaiana foi entregue nesta quinta-feira (1º/12) . O Case recebe adolescentes das comarcas de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Quaraí, Santana do Livramento e São Borja e, por meio do abrigo, será possível ofertar um local qualificado para o acolhimento das famílias de forma a zelar pelo resguardo e proteção durante a espera.

Segundo a diretora socioeducativa da Fase, Simone Weber, a obra é uma demanda antiga, surgida ainda em 2001. “É o início de um projeto que ainda pode ser aprimorado. Este espaço também vai trazer tranquilidade para o adolescente que vai saber que a família está aguardando em um local adequado”, disse.

WhatsApp Image 2022 12 01 at 13 06 18
A estrutura de monobloco é feita em concreto com fibra de vidro e isolamento de lã de vidro - Foto: Morgana Grazziotin/ACS Fase

O abrigo foi construído em estrutura de monobloco em GRC (concreto com fibra de vidro e isolamento de lã de vidro) e dispõe de área coberta para espera, quatro sanitários, fraldário e depósito. A obra também incluiu o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), execução de sistema de esgoto composto de fossa, filtro e sumidouro, plantio de árvores, novo calçamento e rampa em concreto, área de estacionamento em brita, cercamento da área com tela galvanizada e mourões, instalação de portão e plantio de grama.

Para o presidente da Fase, José Antônio Matos Reus, disponibilizar o espaço é importante para o fortalecimento do vínculo entre familiares, adolescentes e instituição, além de propiciar condições apropriadas para o aguardo das visitas. “A Fundação tem como meta estabelecer estes abrigos, futuramente, em todas as unidades”, afirma.

O projeto e a fiscalização ficaram sob responsabilidade do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Fase, enquanto a execução da obra foi realizada pela Verdi Sistemas Construtivos Ltda, vencedora da licitação. O investimento do governo do Estado, por meio do Programa Avançar, foi de R$ 662.990,50.

Texto: Jéssica Britto/ACS Fase
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul