Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Incentivo à inovação é foco da Secretaria de Turismo no Gramado Summit 2023

Publicação:

Setur card
-

O turismo gaúcho terá um lugar reservado no espaço do governo do Estado no Gramado Summit 2023, que acontece no Serra Park, em Gramado, de quarta (12/4) a sexta (14/4). Para incentivar o investimento nas regiões turísticas do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Turismo (Setur) realizará duas ações durante o evento.

Na primeira delas, a Setur apresentará três cidades aspirantes ao título de Destino Turístico Inteligente, reservado àqueles locais que facilitam a integração e a interação do turista antes, durante e depois de realizar a viagem. O público poderá experimentar, por meio de realidade virtual aumentada, como é fazer turismo nas cidades de Gramado, Flores da Cunha e Bento Gonçalves, vivenciando os atrativos de cada uma delas. As três foram contempladas na segunda fase do programa Turismo Futuro Brasil, parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para dar continuidade à construção do sistema de inteligência turística, a Setur, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), vai reunir profissionais com especialidades diversas para desenvolverem um projeto piloto de levantamento de dados e criação de indicadores relativos ao turismo na Serra Gaúcha. Essa ação das secretarias vai utilizar a metodologia Design Sprint, que permite concluir a elaboração de um projeto em curto espaço de tempo, incluindo a previsão de possíveis falhas e de aspectos que precisam ser melhorados.

A intenção da Setur e da Sict é agregar os resultados gerados durante os três dias do evento ao sistema de inteligência turística, incrementando os BIs do Turismo, painéis interativos lançados durante o South Summit Brazil 2023. Além disso, o projeto piloto deverá ser estendido para as 27 regiões turísticas do Estado. O desenvolvimento do sistema de inteligência turística tem estimulado práticas baseadas nos pilares dos destinos turísticos inteligentes, proporcionando inovação e tecnologia voltadas a um turismo sustentável e acessível.

Para o titular da Setur, Vilson Covatti, o turismo gaúcho se encontra em um novo momento, que propicia o desenvolvimento desse tipo de ação. “Esse novo momento envolve a conexão entre duas secretarias estratégicas, que unem esforços e abrem espaço para a construção colaborativa de um projeto”, destacou. “O Rio Grande do Sul tem o melhor sistema de apoio à venda de destinos entres todos os estados brasileiros e desejamos fazer isso trazendo, cada vez mais, a visão dos atores envolvidos na gestão pública e privada”, acrescentou.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul