Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Incentivo à transformação digital das cidades foi tema de painel no evento internacional de inovação e empreendedorismo

Em encontro moderado pelo BRDE, instituições parceiras ressaltaram importância de projetos estratégicos no setor público

Publicação:

O papel das instituições de fomento no apoio à transformação digital das cidades
Sustentabilidade, infraestrutura resiliente, inovação e redução das desigualdades sociais foram temas mencionados no encontro - Foto: Carolina Greiwe/Ascom BRDE

Para debater o papel das instituições de fomento no apoio à transformação digital das cidades, o South Summit Brazil reuniu em um painel importantes parceiros internacionais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e que já atuam em projetos estratégicos do setor público. “A transformação digital não é um fim em si, mas um meio de promover cidades mais eficientes, inclusivas e resilientes”, apontou o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, que atuou como moderador do encontro, realizado no final da tarde de quinta-feira (10/4), no Palco Growth, no evento correalizado pelo governo do Estado.

O painel contou com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As três instituições integram o funding do BRDE e reafirmaram a importância da atuação em parceria com organismos regionais para ampliar o alcance dos programas voltados à agenda da sustentabilidade, infraestrutura resiliente, inovação e na redução das desigualdades sociais.

Para a representante do CAF no Brasil, Estefanía Laterza, os bancos de fomento devem atuar de maneira estratégica junto aos governos locais, construindo soluções a partir de diagnósticos específicos. “É preciso reconhecer que cada cidade tem suas especificidades. Por isso, a transformação digital deve ser vista como infraestrutura moderna, com impactos diretos na vida do cidadão”, declarou Estefanía.

O papel das instituições de fomento no apoio à transformação digital das cidades
"A transformação digital deve ser vista como infraestrutura moderna, com impactos na vida do cidadão", enfatizou Estefanía - Foto: Carolina Greiwe/Ascom BRDE


Ao identificar na transformação digital das cidades um mecanismo potente para reduzir as desigualdades sociais, o diretor-adjunto da AFD, Léo Gaborit, ressaltou que soluções são fundamentais para melhorar a eficiência dos processos públicos e otimizar o uso dos recursos. “Ao mesmo tempo, a transformação digital tem um papel importante como ferramenta estratégica no fortalecimento da resiliência climática”, acrescentou Gaborit.

Na avaliação do especialista sênior em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Diego Arcia, a agenda digital se apresenta como um dos grandes desafios institucionais para os governos. “Proporcionalmente, é a população pobre que gasta mais em tecnologia, o que reforça a urgência de políticas públicas inclusivas”, alertou Arcia. Durante o painel, ele mencionou o apoio que o BID está oferecendo à prefeitura de Porto Alegre no desenvolvimento de um sistema integrado de coordenação da informação, com foco na prevenção de desastres como enchentes.

Acompanhe ao vivo a programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:

Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul