Índios caingangues participam de capacitação do Detran para professores
Publicação:

A Escola Pública de Trânsito do DetranRS capacitou para o trânsito, nessa semana, em Nonoai, uma segunda turma de professores de educação indígena. A ação faz parte do Plano de Ação Indígena, desenvolvido com as secretarias do Planejamento e da Educação, Daer e Detran/RS, para prevenir riscos para as populações indígenas em decorrência das obras a serem efetuadas neste ano nas rodovias ERS-3241 e ERS-406.
A atividade teve a participação de 44 professores de áreas indígenas da região, além de líderes das comunidades. O curso capacita os profissionais para desenvolver projetos relacionados ao trânsito nas escolas e com as pessoas. Entre os tópicos abordados estão o papel do multiplicador, o trânsito como espaço de convivência e de comunicação, as regras de circulação e conduta como exercício da cidadania e autocuidado, fatores de proteção e especificidades dos diferentes públicos.
A ação atendeu 50% dos professores de 12 escolas indígenas em seis municípios e 24 comunidades. O projeto prevê que, após o curso presencial de dois dias, os professores se organizem para planejar ações não apenas para estudantes, mas também para outros segmentos da população, com a assessoria da equipe técnica da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, na modalidade de ensino a distância. A plataforma de aprendizagem permite a elaboração de projetos em cooperação.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/ Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/ Secom