Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Índios guaranis participam de curso de formação de professores

Publicação:

Cerca de 70 índios guaranis participam do Programa de Educação Escolar Indígena para a formação de professores Kuaa Mboe, no Hotel das Araucárias, em São Francisco de Paula. O encontro é realizado pela Secretaria Estadual da Educação, com a coordenação
Índios guaranis participam de curso de formação de professores

Cerca de 70 índios guaranis participam do Programa de Educação Escolar Indígena para a formação de professores Kuaa Mboe, no Hotel das Araucárias, em São Francisco de Paula. O encontro é realizado pela Secretaria Estadual da Educação, com a coordenação da professora Jeni Jussara Rech, e conta com o apoio do Ministério da Educação e da Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo é formar professores para lecionar nas séries iniciais do Ensino Fundamental indígena. 

O curso está em sua etapa final, com encerramento previsto para o dia 27, e é ministrado pela professora de Linguística Lílian Abram, doutora pela Universidade de Campinas (Unicamp), pelo representante da Secretaria de Educação do Paraná Ervino Pott e pelo representante da Funai Luiz Omar Correa.

O curso tem duração de 3.200 horas, sendo dividido em dez etapas e conta com a participação de índios guaranis do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Cada etapa da formação ocorre em diferentes regiões dos estados integrantes da iniciativa. A formatura dos professores indígenas está prevista para novembro. 

Os indígenas no RS e no Brasil
No Rio Grande do Sul, vivem cerca de 24 mil indígenas, divididos em três etnias, que se diferem  pela língua, costumes e religião: guarani, kaingang e charrua. No Brasil, a população atual é de cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul