Influência afro no dia a dia do gaúcho é tema de palestra no 35 CTG
Publicação:
Na cultura ou identidade do gaúcho, o que reconhecemos como contribuição do povo negro? Essa é a pergunta que o diretor técnico da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), historiador Claudio Knierim, vai responder na palestra A contribuição do negro na formação da identidade do gaúcho, nesta quinta-feira, 22 de agosto - Dia Internacional do Folclore. O evento ocorrerá às 20h, no 35 CTG, na Capital.
A explanação faz parte da programação da 20ª Festa das Etnias, que acontece até o próximo domingo (25), no 35 Centro de Tradições Gaúchas. Para Knierim, a realização desse evento é uma maneira de assegurar e reafirmar a defesa da diversidade cultural dos povos, conceito defendido pela Convenção das Nações Unidas - ONU.
Na palestra, será ressaltado que, durante o longo período histórico da construção do Estado e da sua cultura, o negro ofereceu elementos que até hoje estão presentes na culinária, no linguajar e na musicalidade gauchesca, entre outros aspectos.
Segundo Knierim, o negro sempre esteve envolvido em inúmeras atividades econômicas, e na vida social - junto com o português, o espanhol, entre outros -, acabou dando nome a utensílios de trabalho, animais, plantas, etc, usando os seus dialetos e idiomas de origem africana, geralmente quibumdo ou bantu. São exemplos de vocábulos vinculados ao regionalismo gaúcho: bugiganga, cambota, anta, bambu, capanga, caçula, dengue, japona, fuxico, mondongo, sanga, matungo, mango, macaco, entre outros.
Vários pratos da culinária gauchesca também possuem contribuição afro. Por exemplo, o angu ou pirão, feitos com farinha e milho, de trigo ou de mandioca, acompanhados de carnes de segunda, canjica, sopa com grãos de milho ou milheto com carnes e legumes e quibebe.
Na música gauchesca, também, a influência dos povos afro fica evidente em ritmos como a milonga, vanera e o fandango.
Serviço
O que: Palestra A contribuição do negro na formação da identidade do gaúcho
Palestrante: Claudio Knierim, diretor técnico da FIGTF
Quando: 22 de agosto - quinta-feira, às 20h
Local: 35 CTG - Av. Ipiranga, 5200, Porto Alegre
Texto: Rita Escobar
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305