Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Iniciado plano de marketing e desenvolvimento de APLs das regiões Central e Serra

Publicação:

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Serra Gaúcha e Região Central começam a se qualificar nas áreas de marketing e desenvolvimento. Nesta semana, a empresa Cluster Consulting visitou a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) para iniciar o projeto. A consultoria foi a vencedora da licitação para a elaboração dos planos de marketing e desenvolvimento dos APLs Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha, Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central e Metalmecânico e Automotivo Serra Gaúcha.

A reunião contou com representantes da empresa, dos APLs envolvidos e da equipe da AGDI. O encontro marcou o início do trabalho que visa identificar oportunidades de negócios para fortalecer os arranjos e promover o desenvolvimento das suas regiões.

O representante da empresa, Carlos Tarracon, explica que a metodologia de marketing é dividida em etapas. Começa com a elaboração e aplicação de questionários para caracterização interna do APL. Depois, é elaborado o diagnóstico do arranjo para entender como ele funciona. Uma terceira etapa pretende compreender os critérios de compra, com foco no segmento de mercado. Posteriormente, define-se o plano de ação. E a última fase serve para treinar os gestores dos APLs.

O tempo esperado para a elaboração e execução do plano de desenvolvimento e marketing é de 10 meses, com recursos de aproximadamente R$ 1,040 milhão. “É um investimento público para apoiar os Arranjos Produtivos Locais, na agregação de valor às empresas e de renda à população”, afirma o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron.

O Projeto de Fortalecimento dos APLs, coordenado pela AGDI, apoia atualmente 20 arranjos do Estado – dos quais 10 já têm planos de desenvolvimento, e os demais serão concluídos em 2015.

Texto: Assessoria AGDI
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul