Inovação com as cores do RS

Por Simone Stülp

O South Summit Brazil é um ponto de encontro efervescente do ecossistema de inovação gaúcho e brasileiro. Mais do que apenas um evento, ele trouxe a Porto Alegre, pela segunda vez, startups, fundos de investimento e players de renome global. Foram três dias unindo a criatividade, a disrupção e a discussão de ideias, colocando sob os holofotes o que torna nosso ecossistema o mais inovador do Brasil: as conexões, os cérebros, os talentos. O impacto deve ressoar por muitos anos, porque as relações realizadas nos armazéns do Cais Mauá continuam fazendo a diferença para startups e empresas, alavancando a economia do Estado.

No palco do RS Innovation Stage, que teve a curadoria da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, abrimos a programação falando de soluções voltadas a pequenos produtores rurais e ao meio ambiente. Levar em consideração os princípios da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), não é mais uma opção, é necessidade. Por isso, os projetos do Inova RS, considerado o programa “guarda-chuva” da nossa pasta, sempre se conectam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a estratégia de dividir o Estado em oito ecossistemas regionais de inovação, distribuindo recursos em cada um deles, mostra-se muito eficaz para interiorizar políticas públicas.

Outros setores estratégicos ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul também foram tematizados no palco do governo, como semicondutores, cidades inteligentes, saúde e educação. Sempre temos como premissa a inovação como um meio para tornar processos mais eficientes, para gerar ganhos econômicos e, por consequência, melhorar a vida de todos os gaúchos e gaúchas. O planejamento estratégico da Sict para os próximos quatro anos considera esses pilares, conectando, transformando e incluindo cada vez mais pessoas e descentralizando a inovação.

Para continuarmos a desenvolver ainda mais o nosso Estado, também podemos contar com a pujança do nosso ecossistema, cujos números impressionam. Temos 15 parques tecnológicos, mais de 1.000 startups – número que cresceu 70% de 2021 a 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups – e somos o primeiro Estado em número de docentes com mestrado e doutorado. Somamos 138 Instituições de Ensino Superior, 44 Incubadoras e 48 Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).

Não à toa, fomos eleitos, por duas vezes consecutivas, o Estado mais inovador do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP). O South Summit Brazil foi – e continuará sendo – o caminho natural para um Estado que já compreendeu que a inovação é um meio de desenvolvimento.

Gaúchos e gaúchas podem se orgulhar: colocamos o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. Com nosso ecossistema unido e empolgado, não tenho dúvidas de que vamos alcançar façanhas ainda maiores.

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul