Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inquérito da anemia infecciosa equina começa na segunda-feira em todo o Estado

Publicação:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) começa, na próxima segunda-feira (23), a realizar o inquérito epidemiológico para a o estudo da prevalência da anemia infecciosa equina no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (18),
Inquérito da anemia infecciosa equina começa na segunda-feira em todo o Estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) começa, na próxima segunda-feira (23), a realizar o inquérito epidemiológico para a o estudo da prevalência da anemia infecciosa equina no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada, no auditório da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Porto Alegre, a reunião de padronização dos procedimentos adotados pelas equipes que farão o trabalho.

O inquérito será realizado por 18 equipes, estas formadas por um médico veterinário e um auxiliar. Cada equipe deve visitar cerca de 20 propriedades. No total, serão 341 propriedades e 1.042 mostras coletadas. Devem participar do inquérito somente animais acima de seis meses de idade.

Conforme a médica veterinária do Serviço de Educação Sanitária da Seapa, Rosane Collares, o inquérito também vai permitir a análise da presença de outras enfermidades como a arterite, influenza, herpesvírus, vaccínia, adenite equina (garrotilho). Todas as sete mesorregiões do Estado serão contempladas no inquérito epidemiológico. A partir destes resultados, será construída a estratégia de defesa sanitária equina do Rio Grande do Sul para os próximos anos, afirma.

Nas propriedades também será aplicado um questionário que permitirá o levantamento das características locais e investigará fatores de risco ligados às enfermidades. O resultado das análises epidemiológicas será divulgado em dezembro deste ano.

População de equinos no RS
Na última declaração anual do rebanho, realizada pelos produtores gaúchos em maio de 2013, foi possível observar que, dos 497 municípios do Estado, somente em um deles, em Nova Boa Vista, não foi declarada a presença de equinos nas propriedades rurais. O total de equinos declarados no Estado foi de 522.578, distribuídos em 103.179 propriedades.

Texto: Juliana Brum
Foto: Tárlis Schneider
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul