Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para o programa Partiu Futuro Reconstrução terminam na quarta (11)

Publicação:

Logo retangular de cor amarela, com o desenho de um braço verde dando a mão a um de cor vermelha. Abaixo, está escrito: Plano Rio Grande. Logo abaixo, Todos nós por todos nós. Esse conjunto está inserido num card maior, de fundo claro. Nesse card, a logo do Estado aparece no canto direito.
-

As inscrições para o programa Partiu Futuro Reconstrução terminam na quarta (11/9). Jovens entre 14 e 22 anos podem se inscrever no site do Partiu Futuro ReconstruçãoAté o momento, 4.249 jovens já estão inscritos. Serão oferecidas 1,5 mil vagas de aprendizes para atuação no setor público nos 23 municípios que aderiram ao programa. 

São requisitos para participar: estar em situação de vulnerabilidade; ser egresso ou estar matriculado na Rede Pública de ensino; ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); e ter sido afetado pelas enchentes recentes no Rio Grande do Sul. Os selecionados terão um contrato de até um ano e serão convocados em 27 de setembro. A previsão é que as atividades sejam iniciadas em outubro. 

Cada jovem aprendiz receberá uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 (50% do salário mínimo regional) para uma jornada 20 horas semanais e vale-alimentação de R$ 550. Aqueles que precisarem utilizar transporte público também receberão vale-transporte.

O Partiu Futuro Reconstrução será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O acompanhamento dos jovens e a execução da parte teórica será feita pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grandeque atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul