Inscrições para o Selo EmFrente, Mulher 2025 e renovação do certificado obtido em 2023 começam neste sábado (1º)
As empresas têm até 31 de março para se inscreverem nesta edição ou renovarem o selo obtido dois anos atrás
Publicação:

As inscrições das empresas para a obtenção do selo EmFrente, Mulher 2025 e renovação do certificado recebido na primeira edição do projeto, em 2023, começam neste sábado (1º/3) e vão até 31 de março, por meio do site oficial. Podem se inscrever empresas com regularidade fiscal e trabalhista do Estado e que comprovem, por meio do envio de documentação, que desenvolvem ações e programas de valorização e fortalecimento dos direitos das mulheres dentro do ambiente de trabalho. As inscrições poderão ser feitas pelos sócios ou representantes legais.
A iniciativa é do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, EmFrente, Mulher, do programa RS Seguro, e composto por todos os Poderes e por outras instituições do Estado. O selo foi lançado em 15 de março de 2023, com o objetivo de aumentar o engajamento das empresas no fortalecimento da defesa dos direitos das mulheres, no combate à violência contra elas e na superação das desigualdades em relação aos homens, para incentivar e fomentar ações em defesa da mulher dentro do ambiente corporativo.
Criado pela Lei 15.916/2022, o Selo EmFrente, Mulher tem validade de dois anos e pode ser renovado. As inscrições para a certificação são abertas anualmente, sempre em março, mês da mulher. Em agosto as empresas selecionadas participam de um evento com a presença do governador Eduardo Leite, onde recebem a certificação e participam de painéis, nos quais apresentam as boas práticas e as estratégias de atuação que adotam no enfrentamento à violência contra a mulher.
Para obtê-lo, as empresas deverão observar um número mínimo de critérios conforme o seu porte. As análises são realizadas por uma comissão julgadora, coordenada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e que conta com a participação de integrantes do Comitê EmFrente, Mulher. Em 2023, 13 empresas foram contempladas com o selo, e em 2024, dez.
Texto: Elisângela Veiga/RS Seguro
Edição: Secom