Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inspetoria Veterinária controla surto de botulismo na zona Sul de Porto Alegre

Publicação:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio constatou a ocorrência de botulismo na zona Sul de Porto Alegre. Segundo o médico veterinário da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) da capital, Onório de Azevedo Franco, a doença foi detectada, desde o final de dezembro até agora, em 15 propriedades do bairro Lami. Até o momento, 200 aves, 37 bovinos e três eqüinos morreram. O surto está controlado, garante.

Os técnicos da IVZ de Porto Alegre farão uma nova vistoria neste sábado (10) no Lami. O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara, causada por uma bactéria presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, que pode ser fatal tanto para animais como para os seres humanos. A bactéria se prolifera em carcaças e demais dejetos em deterioração e é transmitida aos animais através do contato direto, assim como ao homem, explica o veterinário Onório Franco. A doença é mais comum em aves, bovinos e eqüinos, que rapidamente morrem se não vacinados.

Uma das propriedades que serão vistoriadas novamente neste sábado é da moradora Carmem Vera Albuquerque. No local, estará presente o responsável pela IVZ de Porto Alegre para orientar os moradores do bairro Lami sobre a compra de vacinas para a doença, as quais já estão disponíveis nas casas agropecuárias do local, e sobre a forma adequada de manejo com carcaças infectadas.

Manejo
O veterinário explica qual deve ser a providência a ser tomada pelos proprietários de animais infectados: Deve-se abrir uma cova relativamente funda e introduzir o animal. Antes de enterrar, é preciso colocar cal em cima da carcaça. Ele alerta que o local para armazenagem da carcaça deve ser longe de córregos, açudes e nascentes. O contato com o animal deve ser o menor possível, recomenda.

Mais informações podem ser obtidas com a Inspetoria Veterinária da sua região. A IVZ da capital gaúcha pode ser contatada nos telefones: 51 3288.6372 / 51 3288.6361 / 51 3288.6367.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul