Instituto Proa oferece capacitação gratuita para jovens em busca do primeiro emprego
Inscrições para 2 mil vagas vão até 4 de setembro
Publicação:

Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos do Instituto Proa voltados à capacitação de jovens. São 2 mil vagas abertas para as aulas, que são gratuitas e ocorrem de forma on-line. A oportunidade é para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site do instituto, e as aulas têm início em 11 de setembro.
No Rio Grande do Sul, o Proa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) – por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – e da Secretaria da Educação (Seduc). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia – que, além de viabilizarem a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados. A iniciativa chegou ao Rio Grande do Sul em 2021 e já beneficiou 2.258 pessoas.
A capacitação
Durante a capacitação – que dura três meses e tem carga horária de 100h –, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.
Após essa primeira etapa, os alunos podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia).
Neste ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.
Jovem empregado
A canoense Amanda Moreira Bamberg, de 18 anos, passou pela formação e já conseguiu seu primeiro emprego. Como jovem aprendiz na Loggi, em Gravataí, ela tem aplicado o que viu durante a formação do Proa. “Com os aprendizados, consegui notar uma grande diferença na minha comunicação no mundo corporativo. O autoconhecimento também foi algo essencial pra mim, pois me tornou mais confiante e decidida”, destaca a jovem.
Amanda está aplicando os ensinamentos também em sua vida pessoal. “Pratico diariamente os conhecimentos de educação financeira, que me ajudam a administrar meu dinheiro de forma mais inteligente para que eu possa conquistar meus objetivos”, afirma.
Serviço
O quê: processo seletivo para a Plataforma Proa
Quando: inscrições até 4/9; início das aulas em 11/9
Inscrições: site do Proa
Requisitos:
- ter entre 17 e 22 anos;
- morar no Rio Grande do Sul;
- estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Texto: Ascom Instituto Proa
Edição: Felipe Borges/Secom