Instituto Rio Grandense do Arroz realiza Dia de Campo em Bagé
Publicação:
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul promove nesta quinta-feira (10), a partir das 9 horas, o Dia de Campo, em Bagé. O evento, que acontece na Parceria Agropecuária (PAP) Rubin Sul, na estrada da Igrejinha, abordará a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), enfocando a integração da lavoura de arroz com a pecuária de corte.
Segundo o agrônomo do Irga de Bagé, Ronaldo Goettems, na estação desenvolvida pelo Instituto será apresentada a integração da lavoura de soja em rotação com arroz, além do manejo aplicado em uma variedade do Irga. Os participantes também poderão conferir a descrição das atividades realizadas e a avaliação do retorno financeiro obtido com o ILP.
Administrada pelo veterinário João Augusto Librelotto Rubin, a PAP Rubin Sul é referência na região em produtividade de arroz, soja e pecuária e vem produzindo uma média de 9.600 kg/ha de arroz e 400 kg de carne por hectare nos últimos cinco anos, além de um bom rendimento na soja. Tem-se um excelente retorno econômico graças a uma perfeita integração entre as atividades, revela Rubin.
Na 1ª estação experimental, os engenheiros agrônomos do IRGA, Jair Mendes Flores e Ronaldo Goettems, abordam o tema Rotação de Soja com Arroz na Várzea. Na 2ª estação, o engenheiro agrônomo e analista da Embrapa Pecuária Sul, Marcelo Pilon, abordará o tema Integração da Lavoura de Arroz com Pecuária. Devem participar do evento mais de 100 produtores de arroz e de soja e pecuaristas da região de Bagé. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (53) 3240-4685 e (53) 3242-1073