Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Integração de ritmos marca visita do presidente uruguaio ao Estado

Publicação:

08.11.11: Tatita Marques e seu grupo de Candombe, junto ao Odomodê Tambor, apresentam-se na entrada da Assembléia Legislativa.
Tambores - Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini

No final da tarde da terça-feira (8), na frente da Assembléia Legislativa, os tambores do mestre Tatita Márquez, do Uruguai, se encontraram com os do gaúcho Odomodê Tambor, para receber o presidente do Uruguai, José Mujica. Depois, já na rua da Praia, foram os ritmos uruguaios que se juntaram. Começou com o tango, passou pelos tambores do candombe e terminou com a integração dos ritmos. Assim foi a abertura da Semana da Cultura Uruguaia em Porto Alegre. O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, recebeu os coordenadores da Caravana da Cultura, que além de Porto Alegre visitarão também Pelotas e Barra do Quaraí.

Nossa mensagem é de integração, Essa expressão artística é muito nossa,tem a ver com nossa identidade nossa cultura e nosso patrimônio imaterial e artístico. Nossos 200 anos de história nos permitem hoje nos destacar no mundo com nossas integrações internacionais, disse Ana Maria Sosa, uma das coordenadoras da Caravana.

As apresentações iniciaram com o tango de Nelson Pino, internacionalmente premiado como intérprete do gênero, a orquestra típica de tango e um casal de bailarinos, que entusiasmou o público na Travessa. No final o bater dos tambores do candombe sob o comando do mestre Tatita Márquez animou ainda mais o público e a festa encerrou com a união dos ritmos.

Artistas uruguaios 

Já, a partir das 18h desta quinta-feira (10), nova apresentação do grupo de tabores do mestre Tatita, às 19h a abertura da exposição Border SUR , no MACRS, com obras de 57 artistas uruguaios, que terá a presença do presidente José Mujica e do governador Tarso Genro. E às 20h, no Teatro Carlos Carvalho outra apresentação de tango do grupo de Nelson Pino.

Na sala Eduardo Rirtz, às 20h , a exibição do filme Mal Día para Pescar (Uruguai - Espanha, 2009). Direção de Alvaro Brechner, com Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa, César Troncoso. Drama.

Jacob Van Oppen, um decadente campeão de luta livre da Alemanha Oriental, e seu empresário Orsini, que se auto intitula O Príncipe viajam por cidades pequenas da América do Sul organizando espetáculos de luta livre. Ao chegarem na cidade de Santa Maria, no Uruguai, eles são recebidos com entusiasmo graças ao apoio do jornal local. Sempre engenhoso, Orsini sabe como encontrar o combatente digno para Oppen, mas a pesca em Santa Maria pode levá-lo a encontrar algo que ele não esperava.


Texto: Maria Emilia Portella
Foto: Eduardo Sedl/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul