Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Invest RS se aproxima de especialistas no mercado chinês

Presidente da agência participa da missão à Ásia, liderada pelo governador Eduardo Leite

Publicação:

card2023 missão japão china   2024
-

No segundo trecho da missão oficial do governo estadual à Ásia, liderada pelo governador Eduardo Leite, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, manteve contatos com agentes especializados no mercado chinês. Uma das reuniões ocorreu em Shenzhen, nesta sexta-feira (22/11), com representantes da ChinaInvest, consultoria focada em expandir os negócios com a maior economia asiática.

Prikladnicki se reuniu com o CEO da ChinaInvest, Tomás Machado, que é gaúcho e está há 25 anos na cidade chinesa, aproximando a economia local de oportunidades ao redor do planeta. “Uma das ideias que tivemos quando criamos a Invest RS foi encontrar gaúchos que estão espalhados pelo mundo e que, de alguma forma, se conectam com o objetivo da Invest RS de atuar na área de investimento e promoção comercial”, explicou Prikladnicki.

Conforme o presidente da Invest RS, as conversas com a ChinaInvest devem evoluir para desenvolver uma série de ações entre o governo do Estado e Shenzhen já a partir de 2025. As áreas de aproximação ainda não foram definidas, mas devem se concentrar em tecnologia, inovação e educação.

Para Prikladnicki, esta primeira missão oficial da agência de desenvolvimento está sendo fundamental para a instituição ir além do mapeamento de possibilidades. “Além da observação, já estamos articulando e agindo concretamente. Isso aconteceu no Japão, na área de hidrogênio verde. Aqui na China, neste primeiro dia, uma ação que está começando a se concretizar é essa de aproximar a Invest RS da ChinaInvest”, disse.

Criada com o objetivo de iniciar uma nova etapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS inaugurou suas atividades de promoção comercial e atração de investimentos participando da missão do governo gaúcho ao Japão e à China, entre 18 e 27 de novembro.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul