Irga e Ministério da Agricultura debatem demandas do setor orizícola
Publicação:
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer reuniu-se nesta sexta-feira (25), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e com o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, além de integrantes de entidades representativas do setor orizícola, deputados estaduais e federais. O objetivo do encontro foi debater as principais demandas do segmento.
O diretor Geral de Cereais e Culturas Anuais do Mapa, José Maria dos Anjos, comentou sobre os mecanismos de comercialização da safra 2010/2011 e da próxima. Os dirigentes das entidades foram unânimes em reconhecer a importância do apoio do Governo neste sentido. O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, e o presidente da Federarroz, Renato Rocha solicitaram que o produtor tenha acesso aos mecanismos ainda no início da colheita e que sejam equacionados os problemas de armazenagem para que os preços proporcionem mais renda.
Durante a reunião, o presidente do Irga entregou ao ministro o Relatório do Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Arroz do RS que apontou as prioridades da orizicultura gaúcha para os próximos anos. Segundo Mendes Ribeiro, o Governo deve se antecipar às crises para que o produtor possa ter segurança e estabilidade no preço de mercado.
Outros assuntos foram apontados pelos integrantes como o desenvolvimento de uma campanha de incentivo ao consumo, revisão dos tributos estaduais e federais, transformação da produção excedente em etanol, refinanciamento das dívidas, e o pleito para que haja condições de igualdade para aquisição de máquinas e insumos com o Mercosul.
Texto: Viviane Paim Mariot
Foto: Fernando Kluwe Dias
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305