Ivo Nesralla é homenageado com Medalha do Mérito Farroupilha
Publicação:

O médico Ivo Nesralla, presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha com solenidade no Salão Julio de Castilhos do Palácio Farroupilha. Na presença de familiares, amigos, autoridades, funcionários da Ospa e do Instituto de Cardiologia, o cardiologista foi homenageado com a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
A cerimônia iniciou com a leitura de uma breve biografia de Nesralla, que foi pioneiro em transplantes cardíacos e cirurgias de ponte de safena no Estado, e vem se dedicando à orquestra por mais de duas décadas. Em seguida, o presidente da Ospa agradeceu pela medalha, falou sobre sua trajetória e citou grandes figuras das artes e da literatura para ilustrá-la, como Leonardo da Vinci e Fernando Pessoa. Fechou a sua explanação com frase de Érico Veríssimo, de forma a sublinhar a sua ligação com a Sinfônica: “Eu venho de uma cidade que tem uma orquestra”.
A condecoração foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Gilmar Sossella, que em sua fala ressaltou a humildade e profissionalismo do homenageado, assim como as suas contribuições principalmente para as áreas da Medicina e da Cultura. Criada em 1995, a medalha foi concebida para homenagear personalidades que ajudaram no desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul.
Os músicos da Ospa Milton João Bock, Gabriela Vilanova de Souza, Elsdor Lenhart e Sandro Wasem executaram obras de Bach, Vivaldi e Mozart.
Texto: Mariana Sirena
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação