João Ripper ministra oficina de fotografia para jovens da Fase
Publicação:
A convite do Gabinete da Primeira-Dama, o fotógrafo carioca João Ripper ministra curso de sensibilização em fotografia para meninos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), na Comunidade Sócio-Educativa, no bairro Cruzeiro, em Porto Alegre nesta segunda (25) e terça (26).
A iniciativa foi definida após a primeira-dama Sandra Genro conhecer o trabalho com jovens de baixa renda desenvolvido pelo fotógrafo em uma favela do Rio de Janeiro. Ripper vai mostrar imagens dos alunos formados em sua escola de fotógrafos populares. A oficina será um despertar para a capacidade de busca e reconhecimento de valores sociais, estéticos e fotográficos, afirma ele. Também participam da iniciativa os fotógrafos Carlos Carvalho, Ana Mendes e Luiz Abreu.
João Ripper é fotógrafo documentarista com mais de 30 anos de profissão, e seu projeto coloca a fotografia a serviço dos direitos humanos. Tem em seu currículo a criação da agência independente Imagens da Terra, participação na agência independente F4, e a idealização do projeto Imagens do Povo, uma agência-escola dentro da favela da Maré, no Rio de Janeiro, além do projeto Imagens Humanas de documentação de projetos sociais.
No dia 10 de agosto, o 1° Leilão de Fotografias do Palacinho - Um Olhar Sóco-Cultural, terá sua arrecadação doada para o projeto social de Ripper. O evento também é uma promoção do Gabinete da Primeira-Dama e será realizado no Centro Cultural Palacinho.
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete da Primeira-Dama
Foto: Carina Kunze
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305