Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jornada contra a exploração sexual de crianças e adolescentes se encerra em Porto Alegre

Publicação:

Após seis audiências públicas no interior do Estado, a XI Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes encerra o ano em Porto Alegre com um debate sobre o tema. Promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o evento reunirá representantes da rede de proteção de crianças e de adolescentes de diversas cidades gaúchas no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a partir das 13h30 desta sexta-feira (29).

O objetivo é tratar sobre a prevenção da violência e exploração sexual infantojuvenil durante a Copa do Mundo no Brasil. Na ocasião, também será assinado um termo de compromisso da implantação de um Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil (Crai), em Gravataí, e uma parceria com o Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre para a divulgação de uma campanha contra a exploração sexual.

Com o tema Violência e Exploração Sexual nesta rede não entram, a jornada iniciou em setembro por Lajeado e seguiu para Canela, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado e Viamão. Todas essas cidades estão habilitadas a serem centros de treinamento de seleções que jogarão a Copa do Mundo no Brasil. A jornada busca dar visibilidade ao problema da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes e tenta coibir o turismo sexual infantil durante esse grande evento, que irá atrair milhares de turistas.

O encerramento contará com a participação do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Jeferson Fernandes, e do representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jéferson Weber. Serão palestrantes o comentarista esportivo Maurício Saraiva, a advogada Bianca Garibaldi, a promotora de Justiça Denise Vilela e a representante do Crai, Eliane Soares.

O evento conta com o apoio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Ministério Público e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Programação
13h30 - Abertura com secretário Fabiano Pereira, prefeito José Fortunati, deputado Jeferson Fernandes e representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jéferson Weber

14h - Palestra Os reflexos sociais dos megaeventos nas comunidades - Maurício Saraiva

14h30 - Grandes eventos: qual o legado que queremos? - Bianca Garibaldi

15h - Fluxo de atendimento e a construção do Protocolo Estadual -Denise Vilela e Eliane Soares

16h30 - Debate e encaminhamentos - Mediação Rubia Abs da Cruz

17h30 - Encerramento

Texto: Jaqueline Silveira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul