Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jucis participa de debate sobre projeto Rede Simples Digital em Brasília

Publicação:

Junta Comercial 14 fev 19
Presidentes de juntas comerciais tratam evolução da Rede Simples Digital em Brasília - Foto: Ascom/JucisRS

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul  (JucisRS), Itacir Amauri Flores, participou, na tarde dessa quarta-feira (13), da primeira reunião do grupo de juntas comerciais integrantes do projeto Rede Simples Digital, na sede da Junta Comercial do Distrito Federal, em Brasília.

O encontro visa planejar as novas ações da Rede Simples Digital para aperfeiçoar ainda mais o processo de registro de empresas. Hoje, nove juntas estão integradas ao sistema público de registro mercantil do país: Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Roraima.

Para Amauri Flores, a Rede Simples Digital vem se consolidando a cada dia dando uma maior transparência e celeridade ao ambiente de negócios no Brasil. “O trabalho desenvolvido pelos gestores tem contribuído para que as juntas sejam cada vez mais eficientes, promovendo não só as melhorias no registro mercantil, como  fomentando a economia em cada estado de atuação”, afirmou.

O presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio Corrêa da Costa, explica que com a implantação do projeto Junta Digital-DF, uma das mudanças foi a transferência da Junta, da União para o Distrito Federal, já que era o único órgão de registro do país administrado pela União. Segundo Costa, esta alteração está prevista para março deste ano, conforme determina a Medida Provisória 861. “A Junta digital está nos trazendo grandes avanços, principalmente aos nossos empreendedores que agora contam com um sistema moderno e eficiente reduzindo o tempo de abertura de suas empresas”, afirmou.

A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, disse que a Rede Simples Digital proporciona maior excelência e eficiência nos serviços prestados pelas juntas aos seus usuários, ressaltando a importância de que haja a prestação de um serviço público de qualidade para todos, com a automatização dos processos.

Na ocasião, também ocorreu uma reunião com a direção da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). Uma das pautas foi a nomeação de uma Comissão para eleição em março da nova presidência da entidade. A Comissão ficou composta pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), Carlos Afonso Cipriano dos Santos; da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Enio Luiz Ferrarini; e da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sergio Silva Sombra.

Texto: Denise Rodrigues/ Ascom JucisRS
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul