Junta Comercial completa 142 anos com a marca da modernização
Publicação:

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) completa 142 anos nesta sexta-feira (24/5). Desde o início, passos importantes foram dados na modernização dos serviços prestados, como a implantação da Junta Digital, também denominada de Junta Sem Papel.
As operações da JucisRS têm grandes dimensões. A prestação de serviços de registro mercantil no Estado é um exemplo: são 25 mil documentos mensais, mais de 700 diariamente. A Junta hoje tem 55 Unidades Desconcentradas no RS.
Atualmente, JucisRS está presente em 161 municípios integrados à RedeSimples, formada para simplificar e integrar o processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas no âmbito da federal, estadual e municipal.
Essa conexão à RedeSimples, via JucisRS, beneficia 83% das empresas instaladas do Estado. A meta é agregar mais cem municípios até o fim deste ano. A JucisRS contabiliza 2.549.165 de empresas registradas, dessas, 1.452.120 estão ativas.
Uma inovação importante é a digitalização. Do acervo de 24 milhões de documentos, 18 milhões já estão em ambiente digital. A meta é passar de 2 milhões (empresário individual e socumentos com sede em outros Estados, mas com filiais no RS), além de 4 milhões de caráter histórico.
A sede da JucisRS fica no prédio do Palácio do Comércio, no Centro Histórico da capital, onde ocupa quatro andares. Nesse endereço é também realizado atendimento presencial, um serviço cada vez menos procurando pelos usuários e clientes devido à informatização crescente das atividades da Junta. O registro automático de empresas, por exemplo, entre outros serviços, é feito pelo site da JucisRS.
Junta Comercial do Estado implanta ferramenta que acelera registro de empresas
Junta Comercial do Estado implanta ferramenta que acelera registro de empresas Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Ascom JucisRS
Edição: Secom