Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Junta Comercial inaugura Sala do Empreendedor em sua sede no Centro Histórico

Serviços necessários para abertura de empresas com mais agilidade e menos burocracia estão agora em ambiente único

Publicação:

Sala do empreendedor 1
Iniciativa é parceria entre JucisRS, prefeitura de Porto Alegre, Sebrae/RS e Banrisul - Foto: Andrei Severo

Empreendedores e empresários de Porto Alegre contam a partir desta sexta-feira (14/8) com um amplo espaço para atendimento de suas demandas ligadas à rotina empresarial. A nova Sala do Empreendedor de Porto Alegre passa a funcionar no saguão da sede da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), facilitando o dia a dia dos empresários e microempreendedores individuais (MEIs).

A iniciativa é uma parceria entre a JucisRS, a prefeitura de Porto Alegre, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e o Banrisul.

Segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal, o número de registros de MEIs já ultrapassou neste ano a marca de 10 milhões, o que representa uma alta de 10,6% na comparação com o final do ano passado (9,43 milhões).

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, destacou que uma das diretrizes da Junta Comercial é de apoiar os microempreendedores a ingressarem no mercado formal. “Hoje abre-se um novo horizonte para os homens e mulheres que sonham em sair da informalidade”, enfatizou.

Segundo Lauren, a ideia é prestar os serviços também de forma itinerante nos bairros da capital. “Acreditamos no potencial econômico do nosso Estado, mais empresas, mais empregos. Esse é o caminho para o desenvolvimento econômico. Bem-vindos à Junta Comercial, a casa da cidadania empresarial”, disse Lauren.

O diretor superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni Godoy, destacou a importância do poder público em relação aos pequenos negócios. Ele explicou que a parceria entre Junta Comercial, Sebrae/RS, Banrisul e prefeitura de Porto Alegre requalifica os serviços disponibilizados aos empreendedores. As micro e pequenas empresas representam 99% das empresas do país, ou seja, 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 55% dos empregos formais. No Rio Grande do Sul, 111 municípios gaúchos já contam com uma Sala do Empreendedor.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, elogiou o novo espaço. “É acolhedor para o cidadão que tem o sonho de abrir a sua própria empresa”, comentou. O superintendente regional do Banrisul, Ivanor Duranti, disse que o espaço da instituição motivará a abertura de investimentos de novos negócios no Estado.

“Este espaço é um ganho inestimável para a nossa cidade, reduzindo a burocracia, além de disponibilizar uma maior qualidade na prestação de serviços”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff.

Com o registro, o microempreendedor pode ter CNPJ, emitir notas fiscais e acessar direitos e benefícios previdenciários. O tempo de espera para abertura de uma empresa era de 41 dias; hoje, é de três.

O vice-presidente da JucisRS, Sauro Martinelli, que esteve à frente da execução do projeto disse que os gastos foram abaixo do previsto, tendo ganho qualidade principalmente com a participação da Marcenaria do Estado com móveis de excelente qualidade. Conforme ele, o projeto foi executado em tempo recorde mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. “Esta entrega está alinhada com a responsabilidade dos gastos com dinheiro público, não houve comprometimento do caixa da Autarquia com o projeto, pois buscamos uma verba extra que custeou toda a execução sobrando ainda recursos”, finaliza, lembrando que todos esses equipamentos mobiliários serão levados para nova sede da JucisRS.

Os Serviços serão disponibilizados via on-line, após a pandemia da Covid-19, a Sala do Empreendedor funcionará de forma presencial das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Júlio de Castilhos, Nº 120, Centro Histórico.

Sala do empreendedor 2
Nova espaço funciona no saguão da sede da Junta Comercial, no Centro Histórico - Foto: Andrei Severo

SERVIÇOS REUNIDOS NA SALA DO EMPREENDEDOR DE PORTO ALEGRE

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE)

• Formalização, alteração e baixa do MEI
• Auxílio na emissão da DAS e na elaboração da declaração de faturamento do MEI
• (Sebrae oferece o treinamento para o atendimento)
• Oferta de cursos, oficinas e palestras sobre capacitação e gestão de negócios.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

• Orientações e auxílio referentes aos requisitos para emissão de alvará de saúde
• Orientações aos comerciantes ambulantes
• Atendimento para agendamento de vistoria de food truck

Secretaria Municipal da Fazenda (SMF)

• Solicitação de inscrição municipal
• Orientação para emissão de notas fiscais
• Divulgação do plano anual de compras governamentais
• Orientação para participação de licitações
• Atendimento sobre IPTU rural

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul