Justiça busca parcerias em direitos humanos com o consulado italiano
Publicação:

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, propôs nesta quarta-feira (16), parcerias na área de direitos humanos ao cônsul da Itália no Estado, Nicola Occhipinti. Faccioli informou ao cônsul italiano que prepara campanha de cultura da paz, envolvendo o Estado e consulados, para conscientizar a população sobre a importância do acolhimento aos imigrantes. A ideia, segundo o secretário, é unir todos que representam as origens do povo gaúcho em torno de uma campanha de consenso coletivo sobre a imigração e o bom acolhimento.
Occhipinti aprovou a iniciativa, salientando que vai aguardar a proposta oficial para levá-la ao conhecimento da Embaixada da Itália no Brasil. Ao elogiar a campanha e destacar a importância da imigração, o cônsul informou que um terço da população do RS é descendente de italiano e que na Itália 9% do PIB é produzido por imigrantes.
Além da campanha sobre a imigração a Secretaria da Justiça e o Consulado da Itália vão avaliar outros projetos e ações que possam ser executados de forma conjunta. Acompanharam a audiência o presidente da Associação Italiana do Rio Grande do Sul, Francisco Morelli, e o assessor especial da Direção Geral da Secretaria, Rafael Teixeira.
Texto: Ascom SJDH
Edição: Léa Aragón/Secom