Kalil Sehbe busca investimentos no centro do país
Publicação:
O secretário da Ciência e Tecnologia, Kalil Sehbe, esteve hoje (5), no Rio de Janeiro, finalizando a negociação que insere o Rio Grande do Sul no Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está garantindo R$ 8 milhões à Fapergs. ?Esta verba será utilizada para fomentar a pesquisa nas empresas. Trata-se de investimento em pesquisa aplicada que criará melhores condições para nossa empresas concorrerem no mercado?, informa Kalil.
Na quarta-feira (04), Kalil esteve em São Paulo onde alinhavou a instalação de duas importantes empresas no parque tecnológico que funcionará no Campus Empresarial da Cientec em Cachoeirinha. Uma atua no segmento de cosméticos, utilizando a soja como matéria-prima para uma linha especial de produtos. A outra produz suplementos alimentares à base de soro do leite. Ambas utilizam tecnologia de ponta desde os laboratórios à linha de produção. O parque iniciará atividades ainda este ano, abrindo espaço para 30 empresas de diversos setores, que poderão contar com o apoio tecnológico da incubadora da Cientec. Uma escola técnica do Senai também funcionará no local. Atualmente, estão sendo realizadas obras de melhoria no sistema viário do parque.
Na última terça-feira (03), Kalil esteve reunido com os secretários de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e Paraná. Foi dado início ao trabalho de definir da política integrada para o desenvolvimento do setor. ?Queremos unificar as políticas públicas com vistas à captação de verbas para pesquisa e desenvolvimento tecnológico?, afirmou. Com a mudança no comando do Ministério da Ciência e Tecnologia, os Estados devem se agilizar para garantir os financiamentos previstos pelos Fundos Setoriais. Em 2003, o Rio Grande do Sul ficou com a terceira maior verba do governo federal, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.