Leany Lemos toma posse na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Posse Leany
Essa é a primeira vez que uma mulher assume a pasta de Planejamento no Rio Grande do Sul - Foto: Laiz Flores/SGGE

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Barreiro de Sousa Lemos, recebeu a transmissão de cargo de dois ex-secretários, de Planejamento, Governança e Gestão, Josué de Souza Barbosa, e de Modernização Administrativa e Recursos Humanos (Smarh), Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli. A posse da secretária Leany ocorreu nesta sexta-feira (4), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), e contou com a participação de servidores das duas secretarias.

A nova secretária da pasta informou que pretende contribuir para uma gestão inovadora no Rio Grande do Sul, com vistas à prestação de serviços públicos de excelência. Ainda justificou que sua vinda para o RS é um grande desafio face à situação que enfrenta o Estado. “Estamos vivendo um movimento de reflexão e temos a oportunidade de renovação nesse Estado, que é admirado pelo resto do Brasil pela sua história, cultura, identidade, legado e potencial. O espírito do governo Eduardo Leite é de evolução e não de ruptura. Precisamos dar continuidade ao que existe de bom na administração e desapegar do que não é bom para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Leany. Ao finalizar seu discurso disse estar orgulhosa por ser a primeira mulher a assumir essa pasta no Rio Grande do Sul.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão foi constituída a partir da Lei nº 15.246, publicada no Diário Oficial de 2/1/2019, em que os departamentos da então Smarh passam a integrar essa pasta, além dos departamentos da Seplag.

Currículo

Leany Lemos é servidora de carreira do Senado Federal desde 1993, onde exerceu diversos cargos de coordenação e direção. Graduada em Letras-Tradução (1992), Mestre em Ciência Política (1998) e Doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília. É pós-doutorada em Ciência Política pelas Universidades de Oxford e Princeton (Oxford-Princeton Global Leader Fellow, 2009-2011). Foi secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (2015-2018).

Texto: Ascom Seplag
Edição: Léa Aragón/ Secom