Lei de Incentivo à Cultura disponibiliza R$ 20 milhões para restauração de patrimônio e qualificação de espaços públicos

Regras definem apresentação de projetos, com prioridade para bens atingidos pela crise meteorológica

Card em fundo cinza, no qual está escrito Cultura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por desenhos representativos da pintura, do teatro, do cinema e da literatura. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado autorizou que projetos relacionados ao patrimônio cultural e material e a espaços públicos de cultura captem um total de R$ 20 milhões via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A instrução normativa regrando o processo foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18/7). A iniciativa ocorre por meio da Secretaria da Cultura (Sedac).

Ações relativas a bens afetados pelo recente desastre meteorológico podem inscrever-se de forma antecipada, a partir de 1º de agosto, o que lhes dá a oportunidade de serem avaliadas e estarem aptas a buscar os recursos antes dos demais projetos, cujo período de inscrições se inicia em 1º de setembro.

Segundo a titular da Sedac, Beatriz Araujo, é papel do Estado garantir recursos para a preservação do patrimônio. “A Sedac reconhece a importância do patrimônio cultural como elemento fundamental para a formação da identidade de um povo. A garantia de recursos que auxiliem na preservação desses espaços contribui com a valorização da memória e proporciona maior autonomia às comunidades, possibilitando-lhes o exercício da cidadania de forma sustentável e inclusiva”, destaca.

Na linha de fomento voltada ao patrimônio cultural e material, podem ser inscritas ações que contemplem projeto e execução para preservação e restauração de bens móveis e imóveis integrantes do patrimônio cultural protegido na forma da lei, incluindo acervos e salvaguarda do patrimônio imaterial envolvido. Os bens devem ser públicos ou geridos por entidade sem fins lucrativos, e com finalidade específica.

Já para as ações relacionadas a espaços culturais públicos, os projetos devem prever projeto e execução de reforma e modernização de centros culturais, bibliotecas, museus, arquivos, salas de cinema e outros espaços culturais públicos, incluindo acervos e equipamentos. Os bens devem ser públicos, e os municípios devem aportar contrapartida.

“Com essas linhas de fomento, asseguramos 40% do valor aprovado pela LIC em 2024 para a restauração de patrimônio e espaços culturais, dobrando a proporção desses projetos no comparativo com os últimos cinco anos”, comenta o diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle.

Os projetos devem ser propostos por empresas e entidades com atuação no setor cultural ou por prefeituras municipais. O valor máximo que poderá ser solicitado por projeto é de R$ 2 milhões. Cabe ao proponente buscar as empresas interessadas em fazer o patrocínio.

A empresa patrocinadora poderá abater do seu Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o percentual de 100% do valor investido no projeto, devendo também repassar uma contrapartida de 5% para o Fundo de Apoio à Cultura. A concessão do benefício fiscal é realizada pela Sedac, ao validar o patrocínio realizado.

A seleção dos projetos ocorrerá em fluxo contínuo, na medida em que houver recursos disponíveis, considerando a necessidade de habilitação do projeto na fase da análise técnica e a posterior aprovação pela Comissão de Seleção. O regramento completo e a documentação necessária estão disponíveis no site do Pró-Cultura RS

Investimento contínuo

Neste mês de julho, a Sedac anunciou o resultado de edital da LIC voltado ao fomento de atividades e projetos culturais. Foram 683 projetos inscritos e 132 aprovados em quatro categorias – 42 eventos continuados, 50 eventos temáticos, 15 ações continuadas e 25 novos projetos, totalizando R$ 30 milhões autorizados para captação. Os produtores poderão executar as propostas entre julho de 2024 e julho de 2025.

Em 2024, o investimento total via LIC deve chegar a R$ 70 milhões. Até junho foram concedidos R$ 34,2 milhões, considerando o fomento de 102 projetos anteriormente aprovados e em execução. Em relação às categorias previstas na instrução normativa recém-publicada, nos últimos cinco anos foram financiados 41 projetos para restauração de patrimônio material e 27 para espaços culturais – que, juntos, somaram mais de R$ 54 milhões investidos.

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom