Leilão da PPP de iluminação pública de Sapiranga está marcado para setembro
Estruturação é liderada pelo BRDE e propostas serão conhecidas em 19 de setembro
Publicação:
A abertura do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública de Sapiranga, município localizado no Vale do Rio do Sinos, já tem data definida. As propostas comerciais serão conhecidas em 19 de setembro, em sessão que se iniciará às 14h, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Com estruturação liderada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a futura concessão tem por objetivo qualificar o sistema com a substituição dos mais de 11 mil pontos de luz atuais para tecnologia LED. Além disso, busca atender à demanda reprimida em mais 763 pontos, incluindo a iluminação ao longo dos mais de oito quilômetros da RS-239.
A previsão é de que a PPP represente cerca de R$ 127 milhões em investimentos ao longo do período de concessão na melhoria da iluminação pública da cidade, que tem aproximadamente 82 mil moradores. Os trabalhos para a estruturação da PPP de Sapiranga iniciaram em abril do ano passado. O banco novamente conta com a parceria do consórcio formado pela consultoria Houer Concessões e pelo M Viana Advogados.
O edital da concorrência fixou a data de 16 de setembro como prazo para habilitação das empresas interessadas no leilão, com a entrega formal das propostas comerciais. O período de concessão está definido em 24 anos, mas o futuro concessionário precisará realizar a troca de todas as luminárias atuais por tecnologia LED nos primeiros seis meses de contrato. A concessão estabelece também a instalação de outras 128 novas luminárias a cada ano para suprir a expansão habitacional, assim como realizar a implantação de iluminação de destaque em 16 bens culturais do município.
É o segundo leilão de projetos de iluminação pública que o BRDE realiza neste ano. Em 19 de julho, também na B3, foi conhecido o consórcio que assumirá a tarefa de modernizar o sistema de iluminação pública de Santa Maria, com previsão de investimentos na ordem de R$ 219 milhões no município da Região Central do Estado.
Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom