Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leilão da PPP dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo tem nova data

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Parcerias Concessões ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma folha de contrato com um sinal de visto dentro de um círculo na parte inferior direita. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta terça-feira (23/4), no Diário Oficial do Estado, a nova data para a realização do leilão da parceria público-privada (PPP) dos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo. O certame para definir quem vai operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais será realizado em 20 de junho, às 14h, na B3, em São Paulo. A data anterior era 7 de maio.  

Com a mudança, a entrega de envelopes por parte dos concorrentes será em 13 de junho, das 9h às 12h. A alteração da data do leilão tem o objetivo de aumentar a competitividade, tendo em vista o volume de pedidos de esclarecimentos ao edital de licitação. Visitas técnicas foram e estão sendo realizadas com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta responsável pela PPP.  

O conteúdo do edital, que foi analisado previamente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e pela Secretaria de Aviação Civil, não foi alterado.  

Como será a PPP 

O critério para definir o vencedor da licitação será o de quem oferecer o maior desconto do aporte público. O futuro consórcio fará a gestão dos terminais por 30 anos e deverá, obrigatoriamente, investir mais de R$ 101 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos locais.    

A PPP conta com o investimento de R$ 29 milhões do governo do Rio Grande do Sul, por meio das secretarias de Logística e Transportes e de Parcerias e Concessões, para viabilizar as melhorias previstas nos aeroportos regionais. O aporte financeiro por parte do poder público é decorrente dos ajustes na modelagem do projeto e atende a reivindicações da consulta e das audiências públicas realizadas nas regiões. 

Mais informações em https://parcerias.rs.gov.br/aeroportos-regionais.

Texto: Lucas Barroso/Separ 
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul