Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leilão para concessão do Cais Mauá será realizado na terça (6)

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Parcerias Concessões ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma folha de contrato com um sinal de visto dentro de um círculo na parte inferior direita. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-
O governo do Estado confirma que o leilão para concessão do Cais Mauá, um dos símbolos da capital gaúcha, será realizado na B3, em São Paulo, na terça-feira (6/2), às 10h, com a presença do governador Eduardo Leite. Há um consórcio interessado na concessão.
 
O parceria público-privada tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o resgate da relação histórica do local com o Guaíba. O período da concessão do Cais Mauá à iniciativa privada será de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões para a ampla revitalização e qualificação do local.  
 
O trecho concedido vai da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, com extensão de três quilômetros e área de 181,2 mil metros quadrados. O vencedor da licitação terá o compromisso de reestruturar o patrimônio histórico (armazéns tombados e pórtico central) e revitalizar as docas nos cinco primeiros anos de concessão  
 
Ao todo, são 12 armazéns e três docas, as quais poderão ser utilizadas para edificações de uso residencial ou corporativo. A livre circulação para as pessoas está garantida e será proibida a cobrança de ingresso para acessar o cais a pé. Outros detalhes serão apresentados após o leilão.
Texto: Ascom Separ
Edição: Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul