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Leite anuncia início das obras nas novas pontes da RSC-287 em Santa Maria

Estruturas sobre Arroio Grande e Arroio Barriga, destruídas na enchente de 2024, terão reconstrução definitiva

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Imagem mostra o governador Eduardo Leite e outras autoridades aplaudindo ato. Eles estão em frente a uma placa azul com os dizeres: "Novas pontes na RSC-287: A reconstrução do RS passa por aqui", com logos do governo do estado e da empresa concessionária da rodovia.
Novas estruturas incluem duplicação de pista, alteamento do leito da rodovia e soluções de engenharia para suportar novas cheias - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite anunciou, na segunda-feira (1º/9), o início das obras das novas pontes sobre o Arroio Grande e o Arroio Barriga, em Santa Maria, na RSC-287. As estruturas, levadas pelas enchentes de maio de 2024, serão substituídas por projetos modernos e resilientes, que incluem duplicação de pista, alteamento do leito da rodovia e soluções de engenharia voltadas a suportar futuros eventos climáticos extremos.

“Hoje estamos dando o início das obras das novas pontes na RSC-287 e com isso mostrando, na prática, a nossa capacidade de planejar, articular e entregar. Vamos entregar obras mais modernas, mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios de um clima cada vez mais extremo”, disse Leite.

O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, avaliou que a intervenção vai além da reposição da estrutura destruída. “O que estamos iniciando hoje simboliza muito bem o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. Não se trata apenas de restabelecer uma ponte nas condições em que estava, mas de entregar uma estrutura nova, moderna e preparada para resistir a eventos climáticos extremos”.

Governador Eduardo Leite pousa para foto com outras autoridades.
Leite destacou que obras como essa na RSC-287 são oportunidades de construir um Rio Grande do Sul mais preparado para o futuro - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Obras sobre Arroio Grande

No Arroio Grande, localizado no km 226 da rodovia, serão construídas duas novas pontes, cada uma com 11,1 metros de largura e mais de 60 metros de comprimento, além da duplicação de 800 metros de pista elevada em aproximadamente 2 metros com aterro em pedra.

O investimento estimado é de R$ 60 milhões, com previsão de mais de 150 colaboradores. O cronograma prevê a conclusão da primeira ponte em seis meses e da segunda em sete, totalizando 13 meses de execução.

Foto aérea mostra a rodovia em extensão, com duas pontes metálicas em primeiro plano, sobre o arroio. Nas laterais da rodovia, campos e lavouras. Ao fundo, o céu e uma montanha ao fundo.
A rodovia RSC-287, que liga a capital ao centro do Estado, foi uma das mais afetadas pela catástrofe climática - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Ponte sobre Arroio Barriga

Já no Arroio Barriga, no km 167, o projeto prevê a construção de uma ponte com 12 metros de largura e mais de 50 metros de comprimento, além da adequação da pista existente aos novos critérios de dimensionamento hidráulico.

O alteamento da rodovia será de aproximadamente 2 metros em relação à antiga estrutura, utilizando cerca de 11 mil m³ de aterro em pedra, para maior resistência às cheias. O investimento é estimado em R$ 20 milhões, com cerca de 100 trabalhadores envolvidos e prazo de seis meses para conclusão.

As intervenções serão executadas pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr). “Estamos falando de uma ponte mais resiliente: dois metros mais alta, mais larga, construída sobre fundações sólidas para resistir a eventos climáticos de alto impacto”, disse Cristian Sandoval Cataldo, diretor da Sacyr América Latina.

Foto aérea mostra em detalhe a ponte sobre o Arroio Grande, destacando a ponte metálica e mostrando o leito do rio, barrento, em forma irregular, com vegetação à volta. Sobre a ponte começam a passar dois veículos grandes, possivelmente caminhões.
Tráfego sobre Arroio Grande foi mantido com pontes metálicas do Exército, que serão desativadas após entrega das novas obras - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Resiliência

A rodovia foi uma das mais afetadas pela catástrofe climática. Desde a queda da estrutura sobre o Arroio Grande, o tráfego na região foi mantido com apoio do Exército Brasileiro, que instalou pontes metálicas provisórias. Elas serão desativadas após a entrega das novas obras.

O governador Eduardo Leite destacou que as obras não representam apenas a reposição do que foi perdido, mas a oportunidade de construir um Rio Grande do Sul mais preparado para o futuro.

“O Rio Grande do Sul está se reerguendo mais forte do que antes. As enchentes testaram os limites do nosso Estado, mas a resposta do povo gaúcho é de resiliência e de superação. Cada ponte, cada estrada reconstruída simboliza essa força. Nada disso é simples, mas é assim que se garante uma entrega definitiva. Em poucos meses, já teremos a travessia restabelecida, e em pouco mais de um ano toda a obra estará concluída, com pista duplicada e infraestrutura que projeta o futuro”, ressaltou o governador.

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg e Sue Gotardo/Secom
Edição: Anderson Machado/Secom

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