Leite anuncia Luciano Alabarse como novo presidente da Fundação Teatro São Pedro
Com 50 anos dedicados à cultura, gestor dará continuidade ao trabalho de qualificação do complexo Multipalco
Publicação:
A Fundação Teatro São Pedro (FTSP) já tem um novo presidente: o cenógrafo e diretor de teatro Luciano Alabarse. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite no início da tarde desta terça-feira (2/12), por meio de rede social. Com quase 50 anos dedicados à cultura, Alabarse assume a FTSP com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição nos últimos anos.
“Tenho plena confiança de que Alabarse conduzirá este momento com diálogo, verdade e compromisso com o que realmente importa: fortalecer ainda mais a nossa cultura. O Theatro São Pedro segue mais vivo do que nunca. Este é o governo que está investindo R$ 50 milhões no seu maior restauro histórico, após termos concluído o Multipalco, garantindo que esse patrimônio siga pulsando cultura para todo o Rio Grande do Sul”, ressaltou o governador.
Sobre a indicação, o titular da Secretaria da Cultura (Sedac), Eduardo Loureiro, afirmou que a avaliação foi conjunta. “Nós o escolhemos pelo currículo, pelo histórico e pelo trabalho desenvolvido nas instituições pelas quais passou. Considerando tudo isso, avaliamos que Alabarse teria o perfil adequado para assumir a Fundação”, explicou. A transição será conduzida pelo secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, que estava respondendo interinamente pela FTSP.
“Recebo com alegria o convite para pertencer ao quadro da Fundação. Depois da vitória de entregar o Multipalco, agora é colaborar para que todas as atividades ocorram da melhor maneira”, disse o artista após encontro com Leite, Loureiro e Thomas no gabinete do governador, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Programação
Na manhã desta terça, uma coletiva de imprensa no Multipalco Eva Sopher detalhou a programação do complexo para o primeiro trimestre de 2026. Na ocasião, também foi anunciado o financiamento inédito do Plano Anual de Atividades da instituição com patrocínio por meio da Lei Rouanet.
Em 2025, o governo do Estado investiu mais de R$ 190 milhões no setor cultural, entre fomento, qualificação de espaços e apoio ao setor.
Sobre Luciano Alabarse
Alabarse é diretor de teatro desde 1974. Formado em Licenciatura em Artes Cênicas, é uma figura de destaque na área, acumulando cinco troféus Açorianos de Melhor Direção. Com experiência em gestão pública, atuou como secretário de Cultura em Porto Alegre e Canoas.
Sua produção mais recente foi As cadeiras, baseada no texto de Eugène Ionesco, que estreou há duas semanas no Teatro de Câmara. Em 2026, ele celebrará 50 anos de ofício com o lançamento do livro Direções, no qual apresenta um relato sobre sua carreira.
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom