Leite apresenta estratégias de combate à Covid-19 em webinar internacional

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 02.06.2020 - Governador participou do 1º Webinar Internacional sobre a Covid-19, promovido pela AMB. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Leite destacou a colaboração entre equipes gaúchas e uruguaias na elaboração conjunta de protocolos para municípios na fronteira - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Em iniciativa pioneira da Associação Médica Brasileira (AMB), o 1° Webinar Internacional Sobre a Covid-19, com foco na experiência de Brasil e Uruguai, contou com a participação de lideranças dos dois países, entre eles, o governador Eduardo Leite.

Em sua participação, Leite abordou a experiência e as estratégias de combate à doença no Rio Grande do Sul, que tem mais de mil quilômetros de fronteira com o país vizinho.

“Felizmente, temos uma experiência mais confortável em relação a outros Estados, com uma das menores taxas de casos e óbitos proporcionalmente à população. Desenvolvemos aqui um modelo chamado de Distanciamento Controlado, uma estratégia mista, que busca equilibrar a prioridade à vida com a retomada econômica. É um modelo que nos ajuda a tomar decisões a partir de números e agirmos na proporção, no local e no momento necessário”, apresentou o governador.

Leite aproveitou a participação de representantes de entidades médicas no seminário para agradecer pelo conhecimento e colaboração disponibilizados para a construção do Distanciamento Controlado e o enfrentamento ao coronavírus no Estado.

O governador também falou sobre a cooperação, entre as equipes de saúde gaúchas e uruguaias, na elaboração conjunta de protocolos a serem adotados nos municípios da fronteira: Santana do Livramento e Rivera; Chuí e Chuy; Aceguá e Aceguá; Quaraí e Artigas; Barra do Quaraí e Bella Unión; e Jaguarão e Rio Branco.

“Temos uma relação próxima e antiga com os vizinhos uruguaios e este trabalho de cooperação é muito importante para contermos o vírus e somarmos as forças para combatê-lo”, ressaltou Leite.

Como representante do governo do Uruguai no webinar, o ministro da Saúde, Daniel Salinas, parabenizou o governo pelo trabalho realizado no RS e falou sobre como seu país vem atuando.

O Uruguai se destaca pelo sucesso no combate ao coronavírus. Foi apontado como um dos 49 países que estão vencendo a pandemia, segundo ranking disponível no site EndCoronavirus.org, elaborado e mantido pelo New England Complex Systems Institute e seus colaboradores.

“Não é porque parece tudo bem que podemos relaxar. Precisamos persistir nas ações e considerar as cidades binacionais como uma unidade sanitária é muito importante. Toda a cooperação deve estar a serviço das nossas populações que, afinal, são uma só, os humanos, os hermanos”, afirmou Salinas.

Em seguida, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde brasileiro, falou sobre as estratégias adotadas no país para conter a pandemia. Por fim, os participantes responderam a questões de profissionais da saúde inscritos no evento e discutiram questões envolve as ações binacionais.

O webinar “Covid-19: Lições Aprendidas” é uma parceria da AMB com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e o Ministério da Saúde Pública do Uruguai.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom