Leite assina ordem para execução de Projeto Urbanístico Integrado no território Umbu, em Alvorada
Governo disponibilizou R$ 60 milhões para melhorias viárias, de infraestrutura e desenvolvimento de múltiplas atividades
Publicação:
![Leite assina ordem de início para execução de Projeto Urbanístico no bairro Umbu, em Alvorada](/upload/recortes/202502/14174658_2169341_GD.jpg)
O governador Eduardo Leite assinou, nesta sexta-feira (14/2), a ordem de início para execução do Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, na Região Metropolitana. O projeto, que integra o RS Seguro COMunidade, tem como objetivo qualificar espaços e equipamentos públicos comunitários. O Executivo estadual disponibilizou R$ 60 milhões para as obras nessa localidade.
O projeto possibilitará melhorias viárias e de infraestrutura no entorno, implantação de praças com áreas verdes e espaços de uso coletivo, além de áreas abertas, cobertas e edificadas para a realização de atividades culturais, educacionais, esportivas, de lazer e de organização comunitária.
O RS Seguro COMunidade é coordenado pelo RS Seguro e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com assessoramento e consultoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS).
![Leite assina ordem de início para execução de Projeto Urbanístico no bairro Umbu, em Alvorada](/upload/recortes/202502/14175315_2169352_GDO.jpg)
Além do governador, participaram da solenidade de assinatura o diretor-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha, e o titular da Sedur, Rafael Mallmann, representantes da prefeitura de Alvorada e do Ateliê Coletivo de Projetos, escritório de arquitetura vencedor do concurso realizado pelo governo do Estado que desenvolverá o projeto executivo para futuras obras nesse local.
Na manhã desta sexta, também foi assinado o termo de cooperação do governo estadual com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a prefeitura de Alvorada, com o objetivo de integrar esforços para implementação de ações estratégicas nesse território, que, além do RS Seguro e da Sedur, envolvem as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Obras Públicas (SOP).
Leite apontou a expressiva redução dos indicadores de criminalidade em Alvorada, que se deve à forte atuação do governo. Nessa cidade, enquanto em 2017, ocorreram 116 homicídios para cada 100 mil habitantes, no ano passado foram 25.
![Leite assina ordem de início para execução de Projeto Urbanístico no bairro Umbu, em Alvorada](/upload/recortes/202502/14175805_2169363_GDO.jpg)
“A segurança já melhorou e, além disso, queremos promover uma cultura de paz, para que todos possam olhar para o futuro com confiança. Além de investirmos em políticas públicas, envolvendo cultura, esporte, assistência social, saúde e educação, é necessário que as mudanças sejam concretas e visíveis. Por isso, o urbanismo social é tão importante. Está havendo uma virada de chave nesta comunidade”, afirmou.
“É muito gratificante darmos mais este passo importante e vermos o projeto tomando forma. Nosso maior objetivo é proporcionar maior qualidade de vida para os moradores. É o Estado integrado com o município e a comunidade em prol do mesmo alvo”, pontuou Padilha.
As equipes do governo do Estado mapearam a região, com a participação da comunidade, para elencar as cinco áreas que receberão as intervenções.
![Leite assina ordem de início para execução de Projeto Urbanístico no bairro Umbu, em Alvorada](/upload/recortes/202502/14175955_2169374_GDO.jpg)
“Esse projeto conta com a participação efetiva da comunidade. É importante destacar que foram os próprios moradores que elencaram as necessidades de cada local a ser revitalizado. Eles se sentirão mais pertencentes, além de poderem usufruir do local com mais segurança”, salientou Mallmann.
Projeto será apresentado num prazo de sete meses
O Ateliê Coletivo de Projetos venceu o Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para Projeto Urbanístico Integrado (PUI) – Território Umbu, o primeiro a ser realizado pelo governo do Estado. O projeto executivo deve ser apresentado em um prazo de sete meses. Em seguida, será realizada a licitação para a execução das obras.
“Estamos muito animados com esse trabalho porque vemos que a comunidade precisa dessas transformações. Visitando os espaços e ouvindo as pessoas, percebemos o quão importante e necessário é o projeto”, disse o diretor do escritório, Fabiano José Arcádio Sobreira.
O segundo concurso, para o território Santa Tereza, localizado em Porto Alegre, também já teve seu resultado divulgado, ao passo que o terceiro e último, destinado ao território Rubem Berta, também na capital, está em andamento, com inscrições abertas até 25 de fevereiro.
Texto: Elisângela Veiga/ RS Seguro e Secom
Edição: Secom