Leite assina termo de concessão de área para implementação de complexo aeronáutico em Guaíba
Além de uma cidade de data centers, anunciada pela multinacional Scala Data Centers, agora o RS também terá a cidade dos aviões
Publicação:

O governador Eduardo Leite assinou, nesta segunda-feira (31/3), no Palácio Piratini, o termo de concessão da área destinada à implantação do Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI) pela empresa Aeromot S.A. em Guaíba. No ato, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também entregou a licença de instalação, que autoriza o início das obras, programado para o segundo semestre de 2025. Com o AeroCITI, o Rio Grande do Sul passará a ter também a cidade dos aviões, nos moldes da cidade dos data centers, que será implantada pela multinacional Scala Data Centers em Eldorado do Sul.
"O AeroCITI representa um passo importante para que o Rio Grande do Sul recupere o protagonismo na indústria aeronáutica, um setor que faz parte da nossa história. Estamos muito entusiasmados com esse empreendimento, que vai muito além da instalação de uma fábrica e se constitui em um vetor de desenvolvimento, inovação e geração de oportunidades. Estamos falando de investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões e que vão resultar na criação de 1,5 mil empregos ao longo das fases do projeto", afirmou Leite.
A implantação do complexo industrial-aeronáutico será gradual, tendo a fábrica de aeronaves Diamond Aircraft DA62 como projeto âncora. O AeroCITI foi concebido com base no conceito de Aerotrópole Sustentável, que inclui: infraestrutura aeroportuária (com pista de 1,8 mil metros), fábrica de aeronaves, hub de inovação, núcleo de combustível sustentável, bem como centros de logística, de manutenção, de formação e de abastecimento. Outras instalações industriais, serviços de apoio e FBO (empresa que fornece serviços de aviação em aeroportos) também integrarão o novo complexo.
"Com a infraestrutura aeroportuária prevista, o complexo também amplia nossa capacidade logística, funcionando como alternativa ao Aeroporto Salgado Filho. Trata-se de um projeto estratégico, construído em diálogo com o setor privado, que reforça o compromisso do nosso governo com a reconstrução econômica do Estado e com a criação de um ambiente favorável para quem quer investir, produzir e inovar no Rio Grande do Sul", salientou o governador.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) tem acompanhado o projeto de perto. O titular da pasta, Ernani Polo, falou sobre o AeroCITI: “Este empreendimento, além de impulsionar o desenvolvimento da região, representa uma inovação na economia gaúcha. O Rio Grande do Sul será destaque no setor aéreo, abrindo portas para que novos investimentos na área sejam atraídos para o nosso Estado. Também devemos ressaltar a melhoria na infraestrutura que ele representa, tanto para o transporte de passageiros quanto para produção”.
O presidente da Aeromot S.A., Guilherme Cunha, ressaltou que o compromisso com a sustentabilidade é um dos diferenciais do empreendimento. “O AeroCITI terá um conceito de Aerotrópole Sustentável desde sua concepção, reduzindo significativamente a pegada de carbono da aviação no Estado. Estamos criando um novo modelo de desenvolvimento para o setor, um hub que integra eficiência econômica e responsabilidade ambiental”, destacou.
AeroCITI
O AeroCITI terá uma área total de 500 hectares e integração multimodal com aeroporto, conexão fluvial e rodoviária, oferecendo áreas de expansão para indústrias, centros de logística, formação e manutenção.
Em dezembro de 2024, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a doação, com encargos, da área na qual será construído o complexo e que está localizada às margens da BR 116, na divisa do Arroio do Conde, em Guaíba.
O complexo ficará a 20 quilômetros do aeroporto Salgado Filho pela BR 116 (15 minutos de carro) e a 48 quilômetros de distância do aeroclube do Rio Grande do Sul (60 minutos de carro). Além disso, estará integrado às rodovias BR-116 e BR-290 e ao Rio Guaíba, permitindo conectividade fluvial com o Centro de Porto Alegre.
Sobre o Aeromot
A Aeromot S.A. é uma empresa de tecnologia aeronáutica e estratégica de defesa, com mais de 57 anos de inovação e excelência na aviação brasileira. Especializada em soluções customizadas para os segmentos militar, de segurança pública e civil, a empresa é líder no fornecimento de aeronaves multimissão, integração de sistemas, desenvolvimento de projetos e fabricação de peças, além de oferecer serviços de manutenção aeronáutica. Como distribuidora exclusiva e centro de serviços autorizado da Diamond Aircraft Industries, a Aeromot está implementando a produção nacional da aeronave DA62, reforçando o compromisso com a evolução do setor aeroespacial.
Texto: Ascom Sedec e Aeromot
Edição: Secom