Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite assina termo de concessão de área para implementação de complexo aeronáutico em Guaíba

Além de uma cidade de data centers, anunciada pela multinacional Scala Data Centers, agora o RS também terá a cidade dos aviões

Publicação:

Leite ao microfone falando para plateia atrás de um púlpito na assinatura de termo de concessão para implementação de complexo aeronáutico em Guaíba
"O AeroCITI representa um passo importante para que o RS recupere o protagonismo na indústria aeronáutica", disse o governador - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite assinou, nesta segunda-feira (31/3), no Palácio Piratini, o termo de concessão da área destinada à implantação do Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI) pela empresa Aeromot S.A. em Guaíba. No ato, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também entregou a licença de instalação, que autoriza o início das obras, programado para o segundo semestre de 2025. Com o AeroCITI, o Rio Grande do Sul passará a ter também a cidade dos aviões, nos moldes da cidade dos data centers, que será implantada pela multinacional Scala Data Centers em Eldorado do Sul.

"O AeroCITI representa um passo importante para que o Rio Grande do Sul recupere o protagonismo na indústria aeronáutica, um setor que faz parte da nossa história. Estamos muito entusiasmados com esse empreendimento, que vai muito além da instalação de uma fábrica e se constitui em um vetor de desenvolvimento, inovação e geração de oportunidades. Estamos falando de investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões e que vão resultar na criação de 1,5 mil empregos ao longo das fases do projeto", afirmou Leite.

A implantação do complexo industrial-aeronáutico será gradual, tendo a fábrica de aeronaves Diamond Aircraft DA62 como projeto âncora. O AeroCITI foi concebido com base no conceito de Aerotrópole Sustentável, que inclui: infraestrutura aeroportuária (com pista de 1,8 mil metros), fábrica de aeronaves, hub de inovação, núcleo de combustível sustentável, bem como centros de logística, de manutenção, de formação e de abastecimento. Outras instalações industriais, serviços de apoio e FBO (empresa que fornece serviços de aviação em aeroportos) também integrarão o novo complexo.

"Com a infraestrutura aeroportuária prevista, o complexo também amplia nossa capacidade logística, funcionando como alternativa ao Aeroporto Salgado Filho. Trata-se de um projeto estratégico, construído em diálogo com o setor privado, que reforça o compromisso do nosso governo com a reconstrução econômica do Estado e com a criação de um ambiente favorável para quem quer investir, produzir e inovar no Rio Grande do Sul", salientou o governador.

Foto posada em que Leite e outras sete pessoas seguram a licença de instalação que foi entregue à empresa.
A empresa responsável pela implantação do AeroCITI também recebeu a licença de instalação do empreendimento - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) tem acompanhado o projeto de perto. O titular da pasta, Ernani Polo, falou sobre o AeroCITI: “Este empreendimento, além de impulsionar o desenvolvimento da região, representa uma inovação na economia gaúcha. O Rio Grande do Sul será destaque no setor aéreo, abrindo portas para que novos investimentos na área sejam atraídos para o nosso Estado. Também devemos ressaltar a melhoria na infraestrutura que ele representa, tanto para o transporte de passageiros quanto para produção”. 

O presidente da Aeromot S.A., Guilherme Cunha, ressaltou que o compromisso com a sustentabilidade é um dos diferenciais do empreendimento. “O AeroCITI terá um conceito de Aerotrópole Sustentável desde sua concepção, reduzindo significativamente a pegada de carbono da aviação no Estado. Estamos criando um novo modelo de desenvolvimento para o setor, um hub que integra eficiência econômica e responsabilidade ambiental”, destacou.

AeroCITI

O AeroCITI terá uma área total de 500 hectares e integração multimodal com aeroporto, conexão fluvial e rodoviária, oferecendo áreas de expansão para indústrias, centros de logística, formação e manutenção. 

Em dezembro de 2024, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a doação, com encargos, da área na qual será construído o complexo e que está localizada às margens da BR 116, na divisa do Arroio do Conde, em Guaíba.

O complexo ficará a 20 quilômetros do aeroporto Salgado Filho pela BR 116 (15 minutos de carro) e a 48 quilômetros de distância do aeroclube do Rio Grande do Sul (60 minutos de carro). Além disso, estará integrado às rodovias BR-116 e BR-290 e ao Rio Guaíba, permitindo conectividade fluvial com o Centro de Porto Alegre.

Sobre o Aeromot

A Aeromot S.A. é uma empresa de tecnologia aeronáutica e estratégica de defesa, com mais de 57 anos de inovação e excelência na aviação brasileira. Especializada em soluções customizadas para os segmentos militar, de segurança pública e civil, a empresa é líder no fornecimento de aeronaves multimissão, integração de sistemas, desenvolvimento de projetos e fabricação de peças, além de oferecer serviços de manutenção aeronáutica. Como distribuidora exclusiva e centro de serviços autorizado da Diamond Aircraft Industries, a Aeromot está implementando a produção nacional da aeronave DA62, reforçando o compromisso com a evolução do setor aeroespacial.

Texto: Ascom Sedec e Aeromot
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul