Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite destaca importância do planejamento à Copa do Mundo Feminina e a valorização do esporte entre as mulheres

Os próximos dois anos serão de preparação da logística e da segurança para a competição em Porto Alegre

Publicação:

Eduardo Leite durante anúncio da Copa do Mundo Feminina da Fifa
Anúncio ocorreu na quarta-feira em evento realizado no estádio Beira-Rio - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Mais uma vez, o Rio Grande do Sul entra no mapa dos grandes eventos esportivos mundiais. Porto Alegre foi escolhida como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio ocorreu na quarta-feira (7/5) em evento realizado no estádio que receberá os jogos, o Beira-Rio, com a presença do governador Eduardo Leite, além de representantes da prefeitura de Porto Alegre, da Federação Gaúcha de Futebol, do Sport Club Internacional e da Federação Internacional de Futebol (Fifa). 

Leite destacou os efeitos positivos que a Copa do Mundo Feminina na capital dos gaúchos pode gerar em diversas áreas: "Teremos impacto na economia, no turismo, na cultura, tudo que irradia a partir de um grande evento como esse". O governador também ressaltou a importância deste momento de preparação para que a competição "traga só alegrias e boas recordações”.  “Estamos no aquecimento para receber esse evento de porte mundial. Nesses próximos dois anos, vamos planejar a segurança, a logística e dar todo o suporte".

Em homenagem à escolha, o Palácio Piratini e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) receberam iluminação especial na noite de quarta-feira, com as cores verde e amarelo, da bandeira brasileira. 

A 10ª edição do Mundial acontecerá pela primeira vez no Brasil – e na América do Sul –, entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. As inspeções da Fifa para a escolha das 12 cidades-sede tiveram início em setembro de 2024, com uma série de visitas às cidades brasileiras candidatas a sediar os jogos. O processo de escolha envolveu uma análise abrangente das informações coletadas durante as visitas aos estádios e às cidades, bem como das documentações fornecidas.

A preparação de Porto Alegre como sede contou com o trabalho da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) desde 2023. O secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, vê a Copa do Mundo como mais um passo na valorização da modalidade. "Essa conquista é de todo o povo gaúcho e representa um avanço enorme para o esporte feminino no nosso Estado. Fico extremamente feliz ao ver o crescimento do futebol feminino, que é uma das nossas prioridades no trabalho pelo esporte", avaliou.

Por meio do Pró-Esporte RS, a Lei de Incentivo ao Esporte, o governo do Estado investe mais de R$ 2,6 milhões no fomento ao futebol feminino no Rio Grande do Sul. O foco é o desenvolvimento de categorias de base, incentivando projetos e promovendo espaços adequados para a prática esportiva a crianças e adolescentes de diversas regiões.

Texto: Ascom SEL
Edição: Secom/Eduardo Devens

Portal do Estado do Rio Grande do Sul