Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa da cerimônia de formatura de 106 soldados do Corpo de Bombeiros Militar

Homens e mulheres receberam lições de busca terrestre, aquática e aérea e aprenderam técnicas de combate e prevenção a incêndio

Publicação:

Formatura de 106 bombeiros no Campus da Ulbra em Canoas
Ato foi realizado nesta sexta-feira no Campus da Ulbra, em Canoas - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) ganhou o reforço de 106 soldados. Na manhã desta sexta-feira (25/4), ocorreu a cerimônia de Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar, no ginásio do Campus da Ulbra, em Canoas, com a presença do governador Eduardo Leite. Formaram-se 21 mulheres e 85 homens, que estão aptos a desempenhar atividades de prevenção e socorro.

O curso, coordenado pela Academia de Bombeiros Militar, teve duração de 12 meses e contou com turmas em Porto Alegre e Cachoeirinha. Ao longo de 1.490 horas-aula, os alunos receberam lições de busca terrestre, aquática e aérea, técnicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, segurança e prevenção de incêndios, proteção e defesa civil.

Formatura de 106 bombeiros no Campus da Ulbra em Canoas
Formaram-se 21 mulheres e 85 homens, que estão aptos a desempenhar atividades de prevenção e socorro. - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Durante a solenidade, o governador parabenizou os formandos e destacou os investimentos na área de segurança pública, em especial no CBMRS.

“Estamos dando condições e estrutura para a segurança pública em todas as frentes do Estado. Nos últimos anos, o CBMRS teve seu efetivo reposto e incrementado de forma responsável, uma obrigação que não estava ocorrendo há anos antes do nosso governo. Desde 2019, iniciamos uma reforma na máquina pública que também nos permitiu realizar o maior investimento em equipamentos e tecnologia para a segurança na história recente do Estado, e o CBMRS não ficou de fora, recebendo inclusive a primeira aeronave da corporação. Nas horas críticas, o Rio Grande do Sul tem contado com a qualidade do CBMRS protegendo nossa sociedade, como nas enchentes do ano passado. Quero agradecer aos novos soldados que passam a integrar a corporação aceitando a nobre e respeitada missão de servir ao povo gaúcho.”

Formatura de 106 bombeiros no Campus da Ulbra em Canoas
"Nas horas críticas, o Rio Grande do Sul tem contado com a qualidade do CBMRS protegendo nossa sociedade", elogiou Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, lembrou da atuação dos alunos do curso durante as enchentes. "Essa turma começou sua jornada com um teste de fogo. Estavam há um mês no curso de formação e tiveram de interromper as atividades letivas para prestar apoio à população gaúcha durante as enchentes de maio de 2024. Isso não prejudicou a formação, mas tornou essa turma ainda mais forte", enfatizou.

O comandante-geral do CBMRS, Julimar Fortes Pinheiro, passou uma mensagem de incentivo aos formandos. "Esses jovens fizeram a melhor escolha de suas vidas ao ingressarem nas fileiras do CBMRS. Levem a certeza de que essa instituição cuidará muito bem desses bombeiros militares. Para chegar até aqui, tiveram de empreender no sonho e entregar o seu melhor para torná-lo realidade. Ser bombeiro é muito mais do que ter uma profissão, é assumir uma missão de vida. Vocês foram testados durante a enchente, um dos maiores desafios que nosso Estado enfrentou. Portanto, posso dizer que vocês estão prontos para servir no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Estamos juntos nessa missão", finalizou.

Formatura de 106 bombeiros no Campus da Ulbra em Canoas Quarta
Curso para turmas de Porto Alegre e Cachoeirinha teve duração de 12 meses e 1 - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Os novos soldados vão integrar diversas unidades do CBM/RS, representando um incremento de recursos humanos qualificados para a excelência dos serviços prestados à comunidade.

Texto: Ascom SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul