Leite participa de homenagem ao vice-presidente Hamilton Mourão na Câmara de Porto Alegre

Câmara Mourão 3
Homenagem foi entregue no final da tarde desta sexta (14/6) no Plenário da Câmara Municipal - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu, nesta sexta-feira (14/6), o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A homenagem foi entregue no final da tarde no Plenário da Câmara Municipal com participação de diversas autoridades.

“Expressa-se, através dos vereadores, a gratidão de ver a cidade de Porto Alegre representada em tão alto nível hierárquico da nossa nação, mas não apenas pela sua posição, também pelos feitos do general Mourão durante toda sua trajetória militar e política”, afirmou o governador Eduardo Leite em seu pronunciamento.

O governador ainda agradeceu pelo apoio do vice-presidente com relação às demandas do RS junto ao governo federal e elogiou sua postura. “Com sua voz firme, sem tergiversar, não deixa de expressar aquilo em que acredita e, ao mesmo tempo, sempre com razoabilidade, exercendo de forma leal as suas convicções e seus valores”.

Câmara Mourão 1
Em pronunciamento, governador agradeceu apoio do vice-presidente com relação às demandas do RS ao governo federal - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O título de Cidadão Emérito é dedicado a pessoas que nasceram em Porto Alegre e que tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense.

Além de ter nascido na capital, em 15 de agosto de 1953, Antônio Hamilton Martins Mourão construiu parte de sua carreira militar no Rio Grande do Sul – comandou o 27º Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí, a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre e, ainda, o Comando Militar do Sul (CMS), órgão máximo do Exército nos três Estados do sul.

Após entrar para a reserva, em fevereiro de 2018, iniciou sua carreira política. Nas eleições de outubro de 2018, foi eleito vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, posto que ocupa desde o dia 1º de janeiro de 2019.

Ao receber o diploma e a medalha de Cidadão Emérito, Mourão lembrou da infância em Porto Alegre e de momentos que marcaram sua vida pessoal e profissional em solo gaúcho. “Tenho recebido muitas homenagens, mas esta, na minha terra, particularmente me emociona”, ressaltou o homenageado.

Depois de dizer que o pôr do sol da capital é o mais bonito do mundo, o vice-presidente concluiu com a música interpretada pela prima Isabela Fogaça: “Porto Alegre é demais”.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom