Leite participa de reunião-almoço virtual da CIC Caxias do Sul

50034301482 be558c33df k
Governador elencou ações para garantir o atendimento à população durante a pandemia, como a ampliação de UTI para pacientes SUS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, nesta segunda-feira (22/6), de reunião-almoço virtual da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Leite falou sobre o Distanciamento Controlado, implementado no começo de maio no Estado, e sobre os desafios da economia gaúcha em tempos de pandemia.

O chefe do Executivo gaúcho explicou que o modelo tem como objetivo equilibrar a proteção à saúde com o estímulo às atividades econômicas. "Teremos de conviver com essa situação por mais tempo, e o Distanciamento Controlado permite fazermos restrições com racionalidade, atuando onde, como e no momento onde for necessário", explicou. "Se não tivermos cuidados do ponto de vista da saúde, teremos incertezas do ponto de vista econômico", disse.

Inovador e inédito no Brasil, o modelo divide o Estado em 20 regiões e em 105 atividades econômicas e calcula o risco de cada região com base em 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde. Assim, o modelo determina a aplicação de regras, chamados de protocolos, mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.

O governador também elencou as ações tomadas pelo Estado para garantir o atendimento à população durante a pandemia, como a ampliação em 66,8% do número de leitos de UTI adulto SUS.

A CIC Caxias congrega 25 sindicatos patronais e aproximadamente 25 mil empresas da região Nordeste do Estado.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom