Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite visita a 15ª Fecoarti e recebe demandas de prefeitos da região

Publicação:

Fecoarti abre1
"O que é apresentado aqui é o que Estado tem de mais importante: capital humano, talento e vocação empreendedora", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite visitou na tarde deste sábado (4/5) a 15ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), na região central do Estado. Antes de participar do evento, o governador foi recebido por representantes da organização da mostra e por comitivas de 12 municípios das regiões das Missões, da Fronteira Oeste e do Vale do Jaguari.

Em um almoço, os prefeitos entregaram documentos com demandas de suas localidades para Leite, que recebeu as reivindicações e destacou a importância de estar presente nos municípios.

“Visitar as cidades é ter a apropriação da sua cultura, das suas potencialidades econômicas e estar próximo para ouvir seus problemas, é estarmos juntos”, disse. Estavam presentes representantes de Santiago, Malta, Alegrete, Maçambará, Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó, São Francisco de Assis, Manoel Viana, Jaguari, São Luiz Gonzaga, Unistalda e Bossoroca.

O governador falou sobre as demandas rodoviárias da região e anunciou que foi liquidado um passivo com uma empresa que fornecia asfalto para o Estado e em breve serão disponibilizados recursos para recuperação de trechos. Mas ações de restauro e qualificação da malha rodoviária, segundo Leite, dependem de capacidade do orçamento, que está sendo buscado com a agenda prioritária de reformas e privatizações para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

Fecoarti abre2
Governador percorreu a feira onde há cerca de cem estandes com expositores de comércio, serviços, artesanato e agronegócio - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Após a recepção, Leite seguiu para o Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto, onde ocorre a Fecoarti. Ele visitou os estandes, cumprimentou expositores e falou para o público do evento ressaltando a importância de iniciativas como a feira.

“O que é apresentado aqui é o que Estado tem de mais importante, que é o seu capital humano, o talento e a vocação empreendedora. Temos dificuldades, mas estamos motivados para buscar condições melhores de planejamento. Temos uma gente que trabalha, que gera riqueza, e precisamos abrir espaço para isso”, disse.

Também estavam presentes o representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto, deputado federal Pedro Westphalen, senador Luis Carlos Heinze e o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda. O prefeito disse que a Fecoarti “mostra a pujança do desenvolvimento econômico da região, movimenta o comércio e é um palco de shows nacionais e locais. Mostra tudo de melhor que Santiago produz”.

Conforme o presidente da feira, Mauro Maronez, a edição de 2019 já recebeu cerca de 15 mil visitantes, e os resultados se mostram satisfatórios. A 15ª edição começou em 30 de abril e se encerra neste domingo, 5 de maio.

São mais de cem estandes com expositores divididos em comércio, serviços, artesanato e agronegócio. A Fecoarti é promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) com apoio da administração municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Com 50 mil habitantes, o eixo central da economia de Santiago é a atividade comercial e a prestação de serviços, mas a produção primária também se destaca com a soja e pecuária.

Conhecido como “Terra dos Poetas”, o município é berço de nomes famosos da literatura como Caio Fernando Abreu e Aureliano de Figueiredo Pinto, entre outros autores, músicos e compositores. A cidade investe em pontos de valorização da cultura como a estação do conhecimento e a Rua dos Poetas, que homenageia os artistas santiaguenses.

00:00:00/00:00:00

Leite visita a 15ª Fecoarti e recebe demandas de prefeitos da região

Leite visita a 15ª Fecoarti e recebe demandas de prefeitos da região Crédito: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul