Literatura Infantil em debate no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Publicação:
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) sedia, neste sábado (28), das 11h às 12h30, em conjunto com a Associação Gaúcha de Escritores, mais uma edição do projeto Literatura Grande do Sul. A atividade destaca autores da literatura gaúcha, suas obras e a importância do que é produzido para o cenário do RS e do Brasil.
O projeto promove discussão entre os gêneros literários, com a participação de escritores e profissionais das áreas de ilustração, edição e formação de leitores, que trocam ideias sobre literatura. Neste evento, que reúne os escritores Caio Riter, Elaine Maritza da Silveira, Laura Castilhos e Martina Schreiner, o debate será sobre a forma de escrever e ilustrar obras para crianças.
O CCCEV (www.cccev.com.br) fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.
Participantes do debate:
Caio Riter
Caio Riter é escritor, professor, mestre e doutor em literatura. Possui mais de 50 livros publicados, com os quais conquistou alguns prêmios importantes, tais como 1º Barco a Vapor, Orígenes Lessa, AGES: Livro do Ano e Açorianos, sendo já cinco vezes finalista do Prêmio Jabuti. Possui livros traduzidos para o francês, para o coreano e para o espanhol.
Elaine Maritza da Silveira
Elaine é professora e editora. Durante sete anos esteve à frente do catálogo infanto-juvenil da Editora Artes e Ofícios. Já editou livros para várias editoras brasileiras, dentre elas Lê, Compor e Scipione. Recebeu, em 2012, o Prêmio Parceiros da Escrita na categoria edição. Edita autores como Thiago de Melo Andrade, Rosana Rios, Biaggio D´Ângelo e Christian David.
Laura Castilhos
Laura Castilhos é ilustradora, professora universitária e artista plástica. Sua formação artística iniciou ainda na infância. Finalizou Doutorado em Desenho na Universidade Complutense de Madrid em 1997. Fez várias exposições no Brasil, Espanha e Inglaterra e Guatemala. Recebeu o Prêmio Açorianos de melhor ilustradora pela Secretaria Municipal de Porto Alegre nos anos 1998, 1999, 2001, e foi finalista no prêmio Jabuti de 2000, na categoria ilustração.
Martina Schreiner
Martina Schreiner nasceu em Lajeado, estudou desenho industrial na Universidade Federal de Santa Maria e hoje vive em Porto Alegre, onde trabalhou por vários anos como diretora de arte em agências de propaganda. Começou a ilustrar livros infantis quase por acaso, em 2010, e desde lá nunca mais parou. Em 2012, com o prêmio “Meu primeiro livro publicado”, da Editora Cuore, iniciou sua carreira de escritora, que já conta com seis títulos publicados.
Texto: Ascom CEEE
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação