Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Livro de jovem poeta prefaciado por Sartori é lançado no Palácio Piratini

Publicação:

poeta210
Os textos contam sobre o cotidiano de César, conhecido como Poeta por seus amigos da Cia Athletica - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Em reconhecimento à contribuição do governador para o lançamento de sua segunda obra, o poeta César Augusto de Oliveira apresentou, nesta sexta-feira (21), no Palácio Piratini, o seu livro Poesia e Cia., com prefácio assinado por José Ivo Sartori. Os textos contam sobre o cotidiano de César, conhecido como Poeta por seus amigos da academia Cia. Athletica, que colaboraram financeiramente para a publicação.

A criatividade de César, que trabalha como auxiliar de limpeza na academia há cerca de três anos, chamou a atenção da gerência e dos frequentadores quando ele deu um novo sentido a uma lousa que estava em desuso no estabelecimento. Segundo o gerente, Paulo Ayres, o poeta passou a escrever, todos os dias pela manhã, mensagens inspiradoras para melhorar o cotidiano de todos. Sartori e a primeira-dama Maria Helena se encantaram pela história e a humildade do poeta, que encontrou na poesia uma maneira de expressar sua visão de mundo.

“César é uma pessoa humilde, um trabalhador que conseguiu ter seu primeiro livro publicado tendo apenas o primeiro grau (Ensino Fundamental) e que trabalha para se sustentar e ajudar sua família. O máximo que a gente pode fazer é demonstrar apoio e solidariedade. Este livro é um símbolo e um testemunho para que outras pessoas também se inspirem na sua caminhada”, disse Sartori.

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, acompanhado de representantes do meio cultural, também falou sobre o reconhecimento ao talento do autor. “O momento demonstra a importância dessa tua caminhada tão humana, do teu jeito simples e das mensagens de vida perpetuadas no teu livro”, afirmou.

“Cada palavra aqui é a um colaborador da academia. Me sinto honrado de estar aqui, e muito obrigado por tudo”, agradeceu César. Pelo menos mil livros foram impressos com a colaboração dos amigos e parceiros do poeta.

Estiveram presentes no lançamento os presidentes da Academia Rio-grandense de Letras, Rafael Jacobsen; do Conselho Estadual da Cultura, Marco Aurélio Alves; a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, e o ex-presidente da Academia de Letras do RS José Laitano.

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul